Vacinação contra a raiva em cães e gatos Tem início neste final de semana em Campinas

25/09/2009

Autor: Denize Assis

Equipes da Secretaria de Saúde de Campinas vão estar mobilizadas neste final de semana, dias 26 e 27 de setembro, em bairros das regiões Norte, Sudoeste e Noroeste do município, no primeiro final de semana da Vacinação Contra a Raiva em Gatos e Cães. A Campanha ocorre em duas etapas. A próxima será na semana que vem, nos dias 3 e 4 de outubro, nas regiões Sul e Leste. O objetivo é vacinar 110 mil animais em toda cidade. A imunização acontece das 8h da manhã às 5h da tarde. As doses são gratuitas.

A vacinação de animais domésticos é a única forma de se conseguir a imunidade contra a raiva. O Ministério da Saúde tem como meta eliminar a raiva transmitida por animais domésticos até 2010 no País. Deve-se aplicar a vacina anti-rábica em animais sadios a partir do terceiro mês de vida. A dose tem que ser repetida anualmente.

Os endereços dos locais de vacinação podem ser obtidos pelos telefones 156, 3245-1219 / 3245-2268 ou pelo Disk Saúde Campinas, pelo número 160, ou no portal da Secretaria de Saúde, por meio do endereço https://saude.campinas.sp.gov.br/vacinacao_antirabica/index.htm

Educação. Na região Norte, no Mc Donald’s de Barão Geraldo, no sábado, dia 26, das 11h às 15h30, a Vigilância em Saúde (Visa) Norte em parceria com a Faculdade de Veterinária de Jaguariúna (FAJ) promove ação educativa sobre a raiva.

Segundo a médica veterinária Tosca de Luca, da Visa Norte, será apresentado um filme do Instituto Pasteur, referência para o controle da doença, sobre raiva e posse responsável de animais dirigido para crianças.

“Será enfatizado o papel dos morcegos na transmissão da raiva, considerando a situação epidemiológica de Campinas, uma vez que a raiva canina está controlada, mas o vírus ainda circula no município – temos registrado casos em morcegos (ciclo aéreo)”, afirma Tosca.

Segundo a veterinária, durante a apresentação, as crianças serão estimuladas a pintar desenhos com mensagens simples sobre a prevenção da raiva. As atividades incluem ainda decoração de bexigas com moldes de morcegos. No final, os participantes vão ganhar uma dentadurinha de vampiro. O objetivo é desmistificar o morcego hematófago.

Governo Itinerante. A abertura da campanha será no Governo Itinerante, na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEF) Orlando Carpino, às 9h. No local será mantida uma barraca do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) sobre animais da fauna sinantrópica, com destaque para o morcego, um dos animais envolvidos na transmissão da raiva.

Embora a vacinação seja em outras regiões da cidade, para aproveitar o grande fluxo de pessoas e considerando que estes cidadãos podem ser proprietários de animais, vão ser disponibilizadas doses contra a raiva para cães e gatos. Também vão ser distribuídos materiais educativos. A atividade será das 9h Às 12h.

A EMEF Orlando Carpino fica na rua Luiz Alberto Westemberg, 49, no Jardim Ouro Branco.

Zoonose. A raiva é uma zoonose, doença transmitida por animais. Atinge os mamíferos, inclusive o homem. A transmissão da doença acontece quando o vírus da raiva, presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo através da pele ou das mucosas. Isso pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais infectados.

A transmissão da raiva ocorre nos meios urbano e rural. Os principais agressores são cães, gatos e morcegos. Em espaços rurais, o morcego é o maior transmissor da doença para bovinos, eqüinos, suínos, e para os próprios homens.

Volta ao índice de notícias