Notícias do Conselho Municipal de Saúde

Seminário no Salão Vermelho discute a vivência do agente comunitário no SUS

30/09/2009

Autor: Marco Capitão - Jornalista - Prefeitura Municipal de Campinas

Nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas, das 18h às 21h, acontece o Seminário Municipal “A Vivência do Agente Comunitário de Saúde Dentro do SUS”, promovido pela Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Ambientais de Campinas.

O objetivo principal desse seminário, conforme explica Francisca Francilete da Silva, coordenadora geral da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde e Ambientais de Campinas, é compartilhar as experiências dos agentes comunitários na atenção básica de saúde, além de avaliar projetos, conquistas e os novos desafios da categoria.

A coordenadora informa que o evento é dirigido aos agentes comunitários, trabalhadores, usuários dos SUS, conselheiros, gestores e a todos que acreditam nas políticas voltadas para a saúde pública. “É importante que o agente comunitário descubra que ele próprio é o agente transformador da sua realidade social, seja como trabalhador ou como líder comunitário. As maiores conquistas – frisa ela – só virão por meio da comunicação que estimula a promoção e a prevenção em saúde”.

O Seminário terá como palestrante a médica sanitarista Maria Haydée de Jesus Lima, da equipe do Centro de Educação dos Trabalhadores em Saúde da Secretaria de Saúde de Campinas (Cets). O evento contará com a participação do secretário municipal de Saúde de Campinas, José Francisco  Kerr Saraiva.

O ACS é o profissional que, na maioria das vezes, estabelece o vínculo do serviço de saúde com a comunidade. Sempre moradores da área de atuação, os agentes vão até as residências, fazem o diagnóstico das necessidades de saúde de cada família, conhecem o território, cadastram as pessoas e levam estas informações até as equipes de referência nos Centros de Saúde.

Eles ainda participam do projeto terapêutico individual, plano desenvolvido pelas equipes para cada paciente, e desenvolvem trabalhos intersetoriais com as secretarias municipais, Organizações Não-Governamentais e outras instituições.Atualmente, a Secretaria de Saúde de Campinas conta com 469 agentes comunitários de saúde. Eles atuam inseridos nas equipes de saúde da família em todas as regiões da cidade. Cada uma conta com pelo menos quatro agentes comunitários de saúde.

Volta ao índice de notícias do CMS