Comissão antecipa para 23 de outubro a 3ª Plenária Rumo à Conferência de Saúde

02/09/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

A Comissão Organizadora da 9ª Conferência Municipal de Saúde, reunida nesta terça-feira, dia 31 de agosto, na sala do Conselho Municipal de Saúde (CMS), decidiu antecipar para 23 de outubro a 3ª Plenária Campinas Rumo à IX Conferência Municipal de Saúde, que estava marcada para 30 de outubro.

A mudança ocorreu em virtude de a Comissão entender que o encontro corria o risco de ser prejudicado pela proximidade de data com o segundo turno das Eleições 2010, marcado para o domingo, 31 de outubro. A data anterior (30 de outubro) também coincide com o fim de semana próximo ao feriado do Dia de Finados, 2 de novembro.

Na reunião desta terça-feira os organizadores iniciaram a preparação de um documento com o teor da 2ª Plenária ocorrida no último sábado, 28 de agosto, no Hotel Vila Rica, que teve a participação do médico Nelson Rodrigues dos Santos (Nelsão), do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa). A 4ª Plenária Campinas Rumo à IX Conferência Municipal de Saúde está confirmada para o dia 27 de novembro deste ano.

Na plenária do dia 23 de outubro serão colocados em pauta os desafios da elaboração de propostas que definam a vocação da rede básica como estruturante da rede assistencial, sua relação com as especialidades, a rede hospitalar, Pronto Atendimento e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Na última reunião preparatória antes da Conferência, dia 27 de novembro, será a vez dos desafios atuais do trabalho em Saúde, que englobam a rotatividade médica, terceirização dos serviços do SUS, relações de trabalho, construção do SUS com comando único do Estado, humanização do atendimento e democratização das relações de trabalho.

De acordo com o cronograma estabelecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), as etapas municipais da Conferência de Saúde devem acontecer de 1º março a 15 de julho de 2011, as etapas estaduais de 16 de julho a 31 de outubro de 2011 e a etapa nacional de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011.