Experiência de Campinas com Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes é apresentada em Oficina

02/09/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, representada pela médica sanitarista Naoko da Silveira, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), participa neste sábado, 11 de setembro, da “I Oficina de Vigilância à Violência e Incentivo à Cultura de Paz” de São José dos Campos. No evento, a sanitarista vai relatar a experiência de Campinas com a implantação e implementação do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes, Promoção à Saúde e Cultura de Paz.

Segundo a Prefeitura de São José dos Campos, a oficina ocorre das 8h às 14h no Hotel Shelton Inn e tem como objetivo capacitar os profissionais da rede básica de saúde para recepção, percepção e acompanhamento de casos de violência interpessoal. Entre os temas que serão abordados constam as ações de controle para atenção às pessoas vítimas de violência, a Vigilância Epidemiológica de casos, além de ações preventivas. Todo o conteúdo apresentado neste evento terá continuidade durante o ano de 2010 por meio de ações semanais em cada unidade de saúde do município de São José dos Campos.

De acordo com Naoko, em Campinas, o Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes, Promoção à Saúde e Cultura de Paz é constituído por representantes das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), de Transportes (Setransp), de Educação, (SME), de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS) e Cooperação em Assuntos de Segurança Pública (SMCASP).

A Secretaria de Saúde integra as redes de assistência e Proteção às Vítimas de Violência com os Hospitais de Clínicas da Unicamp, Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mário Gatti e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192).

Segundo Naoko, a questão da violência e dos acidentes é um problema de saúde pública que deve ser enfrentado a partir do protagonismo da saúde com outros setores e com atuação na prevenção e promoção. “É neste sentido que trabalhamos em Campinas”, diz.