Campanha antirrábica está temporariamente suspensa

14/09/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Por determinação da Secretaria de Estado da Saúde, a campanha anual de vacinação antirrábica em cães e gatos no Estado de São Paulo está temporariamente suspensa. Esta medida se deve ao aumento da ocorrência de eventos adversos em cães e gatos que receberam a dose desta vacina em municípios onde a campanha já havia sido iniciada. Os casos de eventos adversos estão sendo investigados pela Coordenadoria de Controle de Doenças e pelo Instituto Pasteur, órgãos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

O município de Campinas registrou o último caso de raiva humana em 1981. Um ano depois, em 1982, foi registrado o último caso de raiva canina. Desta forma, o município é considerado de raiva controlada em cães e gatos.

No entanto, o município tem detectado morcegos positivos para a raiva todos os anos. Em 2010, até este mês de setembro, já foram diagnosticados treze animais positivos, o que caracteriza o “ciclo aéreo da doença”. Portanto, o contato com morcegos representa risco de transmissão da raiva para animais e para o homem.

Com o objetivo de manter o município de Campinas livre de raiva canina, felina e humana, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas reforça as orientações aos munícipes para que não tente capturar nem manipular nenhum tipo de morcego, vivo ou morto. No caso de qualquer contato com morcegos, a pessoa deve procurar um serviço de saúde imediatamente. De acordo com a orientação da Secretaria, o cão só deve ter acesso à rua quando conduzido por quem possa contê-lo, sempre utilizando coleira/guia.

A médica veterinária Andrea Von Zuben, da Covisa, ressalta que para um sistema eficiente de controle da raiva, a vacinação é uma das estratégias utilizadas e se constitui um importante instrumento de Saúde Pública. “No entanto – ela explica -, por precaução, o Estado de São Paulo suspendeu a vacinação até que haja plena certeza de que as taxas de eventos adversos não estão associadas a fatores relacionados à vacina”.

Como estratégia, até a regularização da situação, o município de Campinas tem como proposta a aquisição de quantidade de vacina para imunizar cães e gatos residentes em áreas com maior risco epidemiológico de reintrodução do vírus rábico.

Volta ao índice de notícias