Saúde participa de fórum que discute assistência ao idoso em Campinas

21/09/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Coordenação Municipal da Saúde do Idoso, participa nesta terça-feira, dia 21 de setembro, da quarta regional do Fórum do Idoso, na região Norte da cidade. O evento ocorre na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na rua Otávio Mendes, 156, Botafogo.

O fórum é intersetorial e reúne representantes dos cidadãos, profissionais e gestores municipais das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Transportes, Saúde e Esportes e Lazer. No evento são discutidas resoluções, avanços e desafios da VI Conferência Municipal do Idoso e da VIII Conferência Municipal de Assistência Social.

Os debates são realizados de acordo com sete eixos temáticos: educação, cultura, esportes e lazer; enfrentamento à violência; atenção à saúde; assistência social; transportes; habitação e instituições de longa permanência de idosos; e gestão, controle social e financiamento.

Os resultados das regionais serão compilados e apresentados em forma de propostas e metas no Seminário Municipal do Idoso, em 15 de outubro.

Segundo a apoiadora da Saúde do Idoso, Maristela Moreira Mattos, as regionais têm alcançado boa adesão com participação em torno de 120 pessoas. “Trata-se de um momento importante para estabelecer resoluções que orientem as políticas voltadas para o idoso nas várias áreas, inclusive na saúde, de forma clara nos próximos períodos. Por isso, a participação de todos, principalmente do cidadão como protagonista desse processo, é muito importante”, afirma.

A quinta e última regional, na região Leste, acontece em 23 de outubro no prédio da PUC Central, na rua Marechal Deodoro, 1099, Centro.

A população de Campinas com mais de 60 anos está estimada em 120 mil habitantes.