Comissão define linha de trabalho para a 3ª Plenária Rumo à Conferência de Saúde

21/09/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

A Comissão Organizadora da IX Conferência Municipal de Saúde, reunida na manhã desta terça-feira, 21 de setembro, na sala do Conselho Municipal de Saúde (CMS), definiu a linha de trabalho para a 3ª Plenária Campinas Rumo à IX Conferência Municipal de Saúde, marcada para o dia 23 de outubro, em local ainda a ser definido.

Ficou decidido que a Plenária terá início, impreterivelmente, às 8h30. “É imprescindível a presença de todos às oitos horas da manhã para o credenciamento e inscrição dos participantes. Se o horário for cumprido evitaremos aqueles atrasos desnecessários que sempre prejudicam os trabalhos”, afirmou Maria Ivonilde Lúcio Vitorino, coordenadora da Comissão e apoiadora do CMS.(coordenadora).

Farão parte da Mesa de Abertura, pelos gestores, o presidente do CMS, Pedro Humberto Scavariello, pelos usuários, Teresita Del Niño J. L. N. B. Quintana e, pelos trabalhadores, Francisco Mogadouro Cunha.

Os membros da Comissão organizadora, nesta terça-feira, decidiram, ainda, que as discussões em grupo ocorrerão das 9h às 12h, quando os trabalhos serão interrompidos para o almoço. A exemplo de como ocorreu na 2ª Plenária, as discussões dentro de cada grupo serão mediadas por um facilitador. A plenária será retomada, também “impreterivelmente”, ás 13h30, com as falas dos convidados e o início dos debates que se estenderão até as 15h30.

Nesta 3ª Plenária serão colocados em pauta os desafios da elaboração de propostas que definam a vocação da rede básica como estruturante da rede assistencial, sua relação com as especialidades, a rede hospitalar, Pronto Atendimento e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A Comissão Organizadora volta a se reunir nos dias 5 e 19 de outubro. Já na reunião do dia 5 será apresentado o documento guia que norteará as discussões em grupo na Plenária do dia 23. Esse documento está sendo elaborado pela Comissão de Relatoria e Sistematização.

Dia 27 de novembro, na 4ª e última Plenária a ser realizada antes da IX Conferência, serão colocados em pauta os desafios atuais do trabalho em Saúde, que englobam a rotatividade médica, terceirização dos serviços do SUS, relações de trabalho, construção do SUS com comando único do Estado, humanização com atendimento e democratização das relações de trabalho.

De acordo com o cronograma estabelecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), as etapas municipais da Conferência de Saúde devem acontecer de 1º março a 15 de julho de 2011, as etapas estaduais de 16 de julho a 31 de outubro de 2011 e a etapa nacional de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011.

Participaram da reunião desta terça-feira, na Sala do CMS, Cecília Veiga (Núcleo de Comunicação - Secretaria Municipal de Saúde), Elizabete G. Zuza (Núcleo de Comunicação - Secretaria Municipal de Saúde), Elizete Aredes Martin (Distrito Norte), Francisco Mogadouro da Cunha (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde – Cebes), Isabel Cristina Seregatto (Distrito Noroeste), Izabel Pereira de Oliveira (Conselho Municipal de Saúde), Viviane M. Martino (Distrito Leste), Luciana C. Cantareiro (Distrito Sul), Maria Helena Nogueira (Conselho Municipal de Saúde), Maria Ivonilde Lúcio Vitorino (Coordenadora), Maria José Marta da Costa (Conselho Municipal de Saúde), Neide Ap. F. Alves (Distrito Noroeste), Teresita Del Niño J.L. N. Quintana (Conselho Municipal de Saúde) e Yara de Oliveira Corrêa (Apoio do Conselho Municipal de Saúde).