Centro de Reabilitação participa da 27ª edição da Corrida Integração

23/09/2010

Autor: Marco Aurélio Capitão

Para celebrar o Dia Nacional e a Semana de Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Centro de Referência em Reabilitação (CRR), com apoio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), marcará presença na manhã deste domingo, 26 de setembro, às 9h, na 27ª edição da Corrida Integração, com a participação de pacientes do CRR.

A ocasião terá, ainda, no Salão Vermelho da Prefeitura, dia 27, às 9h, o lançamento do Vídeo-Documentário “Quando as Janelas se Abrem – O Papel da Arte na Reabilitação”, produzido pelo Núcleo de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Campinas.

Na ocasião, após a exibição do Vídeo Documentário, acontece a mesa redonda “Reabilitação e Integralidade”, que terá a participação do médico sanitarista Gastão Wagner de Souza Campos, Rosely Bianco, presidente do CMPD, Maria Luíza Ardinghi Brollo, neuropediatra e coordenadora do Programa Municipal de Reabilitação de Campinas, Marcos Botelho, cineasta do Núcleo de Comunicação, Karina Cirineu Valle, psicóloga e diretora do Vídeo Documentário e Enídio Ilário, médico do CRR.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, foi instituído por Lei Federal nº 11.133/05. Em Campinas, o CRR em parceria com os diferentes setores da sociedade civil - incluindo as Organizações Não-Governamentais, as Representações de Usuários e Associações Científicas interessadas na Atenção e Inclusão Social das Pessoas com Deficiências - vai além e promove até dia 28 a Semana de Luta da Pessoa com Deficiência.

“Esta data e esta luta devem ser protagonizadas pelas pessoas com deficiência. Elas têm a legitimidade de discutir e multiplicar seus direitos e nós, técnicos que trabalhamos pela população com deficiência, estamos e estaremos sempre na retaguarda para atuar com respostas às necessidades apontadas por estes cidadãos”, afirma Maria Luíza Ardinghi Brollo.

A coordenadora da Reabilitação explica que iniciativas como essas – de participação nos eventos da comunidade e por meio da arte - são de vital importância para a melhoria da qualidade de vida do usuário. Ela destacou a importância das secretarias municipais, das entidades filantrópicas e dos movimentos sociais envolvidos nos projetos de reabilitação. “A prática esportiva e a arte são fundamentais para o exercício da autonomia de todos os cidadãos”, finalizou Maria Luiza.

Direitos. Toda pessoa com deficiência tem o direto de ser atendida nos serviços de saúde do SUS, desde os Centros de Saúde até os Serviços de Reabilitação e hospitais. O Centro de Referência em Reabilitação de Campinas, localizado na Rua Atílio Miato, 210, em Sousas, conta com equipe multiprofissional e trabalha de forma interdisciplinar, envolvendo as famílias, as unidades básicas de saúde e as comunidades, buscando recursos locais que facilitem o desenvolvimento integrado de processos de inclusão da pessoa com deficiência. O telefone da unidade é 3258-6011.

Corrida Integração. A Corrida Integração, organizada pela EPTV, no dia 26 de setembro, está entre as maiores provas nacionais de rua e se destaca como a maior do interior de São Paulo. Envolve mais de 7 mil inscritos em um percurso de 10 quilômetros pelas principais ruas e avenidas de Campinas, e uma caminhada de volta completa ao redor da praça Arautos da Paz, ponto de largada. A Arautos da Paz fica ao lado da Lagoa do Taquaral.

Apoio do Samu. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Campinas (Samu/192) vão dar apoio à Corrida Integração para, no caso de alguma eventualidade, prestar assistência aos atletas. Na Praça Arautos da Paz será instalado um ambulatório médico com 70 metros quadrados, com medicação e equipamentos próprios para o atendimento de urgência e emergência.

O médico emergencista José Roberto Hansen, coordenador do Samu/192 Campinas, complementa que estarão disponíveis durante a competição duas Viaturas de Suporte Avançado, três de Suporte Básico, além de duas motolâncias. “Os atletas, assim como a população presente no evento, também contarão com o suporte do Corpo de Bombeiros e da Unimed Help. Teremos viaturas para os atletas no percurso e outras em pontos fixos para garantir assistência imediata, se necessário”, afirmou Hansen.