Profissionais de enfermagem e odontologia são capacitados em Centrais de Materiais

27/09/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Área Técnica da Enfermagem e da Vigilância em Saúde, promove nesta terça-feira, dia 28 de setembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e quarta-feira, dia 29, nos mesmos horários, na Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC) atualização em centrais de materiais - Instrumentais e materiais utilizados nos procedimentos das unidades e que não são descartáveis.

O evento, voltado para profissionais da área de enfermagem e técnicos e auxiliares de higiene dental, visa capacitar estes profissionais sobre limpeza, desinfecção, embalagem, armazenamento e esterilização dos materiais médicos e odontológicos utilizados na rede pública municipal de saúde. A expectativa é que 300 servidores participem, em turmas divididas nos quatro períodos. São quatro turmas com o mesmo conteúdo.

Segundo a enfermeira Alexandra Barbosa, coordenadora da Área Técnica de Enfermagem, a Secretaria de Saúde investiu na aquisição de novos materiais que têm tecnologia mais avançada e, portanto, os profissionais necessitam de treinamento para a utilização.

“Por isso, a capacitação. Outro motivo é ofertar atualização buscando qualificar a prática dos profissionais que estão diretamente envolvidos nos processamento de materiais com foco nos temas biossegurança e segurança dos pacientes”, diz Alexandra.

Segundo a coordenadora, complementar a este evento, a partir do dia 14 de outubro, será disponibilizado no Portal da Prefeitura (www.campinas.sp.gov.br) o Manual de Normas e Rotinas para as Centrais de Materiais. O Manual estará disponível por 60 dias, para consulta pública e captação de sugestões. Após este período, será editado e adotado por toda a rede.