Ações celebram o Dia do Idoso em Campinas

29/09/2010

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove uma série de atividades nesta sexta-feira, 1º de outubro, para marcar o Dia Nacional do Idoso. As ações se concentram na Praça Rui Barbosa, atrás da Catedral Metropolitana, e no Centro de Vivência do Idoso (CVI), no Parque Portugal, das 8h às 12h.

A programação inclui exames preventivos de pressão arterial e de glicose, orientação nutricional e atividades de educação e informação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids e outras doenças de maior incidência entre os idosos. Também vão ser distribuídos folhetos educativos sobre vários temas inclusive sobre a saúde do coração.

Nos centros de saúde e em outros espaços da comunidade também serão promovidas atividades com o objetivo de enfatizar o envelhecimento saudável e ativo, além de buscar fortalecer o protagonismo das pessoas idosas. Os trabalhos contam com a parceria dos alunos das áreas de saúde das universidades Unip, Veris IBTA e FAJ.

Instituída pela lei federal 11.433/2006, a data de 1º de outubro tem como objetivo promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade.

“Nesta ocasião, queremos lembrar que a sociedade brasileira, em especial a campineira, está envelhecendo e que é preciso nos prepararmos para isto como uma grande conquista. Isto significa promover um envelhecimento ativo, com melhores condições de saúde. É com esta diretriz que a Secretaria de Saúde tem trabalhado”, diz José Francisco Kerr Saraiva, secretário municipal de Saúde.

De acordo com a médica geriatra Jane Emídio Dias, a Secretaria de Saúde de Campinas segue as diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde para a área do idoso, elaboradas e adaptadas à realidade do município. A política municipal de saúde do idoso inclui assistência farmacêutica; reabilitação; atendimento e internação domiciliar; urgência e emergência; promoção do envelhecimento saudável; atenção integral ao idoso, do ponto de vista da abordagem individual e do atendimento em rede; reconhecimento das necessidades e estímulo às ações intersetoriais; acolhimento preferencial ao idoso, respeitando o critério de risco; fortalecimento da participação social por meio de articulação com o Conselho Municipal de Saúde e do Conselho do Idoso; formação de educação permanente dos trabalhadores da saúde para atenção ao idoso; promoção de cooperação nacional e internacional de experiências; entre outras.

Esperança de vida. Em Campinas, atualmente a população de idosos – pessoas com mais de 60 anos – está estimada em mais de 120 mil. Isto representa mais de 12% do total da população, acima da média brasileira. A expectativa de vida do município também é maior que a média nacional. De acordo com os dados municipais de 2005/2006, o campineiro vive em média até 74,8 anos de idade, enquanto no Brasil a média é de 72 anos. As mulheres lideram a longevidade, com uma média de 78,5 anos. Os homens vivem cerca de 71,3 anos.