Saúde em Campinas inicia trabalhos para se adequar à Rede Cegonha

05/09/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Gestores e profissionais da rede pública municipal de saúde de Campinas participaram nesta sexta-feira, 2 de setembro, no auditório do Complexo Hospitalar Ouro Verde (Chov), do primeiro encontro para discutir as estratégias da Rede Cegonha.

Lançada em março deste ano pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Rede Cegonha é composta por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. Campinas foi um dos primeiros municípios no País a aderir ao projeto Rede Cegonha.

Nesse encontro no auditório do Chov, conforme explica o coordenador do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, o ginecologista Fernando Brandão, foram debatidas as adequações dos serviços oferecidos pelo SUS às exigências do Ministério da Saúde. “Vamos fazer um balanço das nossas atividades e trabalhar no sentido de qualificar ainda mais nossas ações, em consonância com as propostas desse programa que tem por meta principal a contínua redução dos índices de mortalidade materna e infantil”, disse o médico.

Fernando Brandão adiantou que nas unidades básicas de saúde vai ser introduzido o teste rápido de gravidez e, no caso de resultado positivo, reforçado o trabalho com a mãe no sentido de garantir a rede de cuidados para um atendimento seguro e humanizado. Isso inclui um mínimo de seis consultas durante o pré-natal, além de uma série de exames clínicos e laboratoriais. A introdução do teste rápido, inclusive para detectar HIV e sífilis, também será novidade para reforçar o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento.

“Vamos trabalhar, em Campinas, para definir um plano municipal de acordo com as diretrizes do Governo Federal. Em seguida, num segundo momento, iremos discutir um plano regional que inclui uma rede de onze cidades, muitas das quais não dispõem de estrutura adequada. A destinação de recursos federais está condicionada a essas providências”, colocou Fernando Brandão.

De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, nos primeiros dois anos de vida da criança, a Rede Cegonha compreenderá a atenção integral à saúde da criança, desde a promoção do aleitamento materno até a oferta de atendimento médico especializado para eventuais necessidades de cada criança. Outra ação prevista na Rede Cegonha direcionada às crianças será equipar as unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Cegonha) para o transporte seguro do recém-nascido.

O próximo encontro das equipes para a elaboração das propostas da Rede Cegonha, no âmbito municipal, será na próxima sexta-feira, dia 9 de setembro. O encontro para debater a proposta regionalizada da Rede Cegonha ocorre no dia 21 de setembro no município de Indaiatuba, com a presença de representantes das 11 cidades que integram essa regionalização.