Campanha leva prevenção do câncer de pele à praça no Centro de Campinas

12/09/2011

Autor: Denize Assis

O Tour de Prevenção ao Câncer de Pele, uma ação com apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional de São Paulo, acontece em dez estados brasileiros com atendimento gratuito à população. Em Campinas, a campanha conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde

Para manter seu compromisso de alertar a população sobre os perigos do câncer da pele, tipo de tumor mais comum no Brasil, Campinas participa neste sábado, dia 10 de setembro, do Tour de Prevenção da 12ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que 110 mil novos casos desta doença devem ocorrer este ano no País.

A campanha é promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com apoio da SBD – Regional de São Paulo e, no nosso município, conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e do Laboratório La Roche Posay.

O evento ocorre das 9h às 16h, no Largo do Rosário, no Centro da cidade, onde será instalado um consultório médico itinerante, adaptado em um caminhão. O atendimento, gratuito, será direcionado às pessoas com algum tipo de lesão de pele suspeita, como pintas e feridas que sangrem, cocem ou apresentem crescimento. Também serão priorizados cidadãos que já tenham o diagnóstico de câncer de pele e que necessitem de alguma avaliação adicional.

As consultas serão feitas por dermatologistas da SBD- Regional de São Paulo que envolvem profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Além da avaliação clínica da pele, serão disponibilizadas orientações sobre os cuidados com a exposição solar e a importância da prevenção e da descoberta precoce da doença. Casos com possível diagnóstico de câncer de pele serão encaminhados para os Centros de Saúde para seguimento.

O objetivo principal da ação é chamar a atenção da população para este tema, divulgar os fatores de risco para este tipo de câncer, conscientizar sobre a importância da proteção à luz solar, propagar formas de identificar possíveis sinais dos tumores e informar quais são os serviços dermatológicos gratuitos no município.

A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer da pele. Países tropicais como o Brasil estão mais vulneráveis a esse tipo de doença. Por este motivo, é tão importante oferecer orientação à comunidade para diminuir a incidência e melhorar a taxa de cura por meio do diagnóstico e tratamento precoces. Segundo a SBD, 90% dos casos podem ser tratados quando diagnosticados precocemente.

Depois da passagem por Campinas, o caminhão itinerante seguirá viagem pelas cidades de Palmas (TO), São Luis (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). No total, o Tour inclui 10 mil quilômetros com atendimento gratuito à população de norte a sul do Brasil.

Saiba mais.

O que é o câncer de pele?

É uma doença que ocorre por conta do desenvolvimento anormal das células da pele. Elas multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. O câncer de pele é uma doença que tem cura se descoberto no início.

O que deve ser feito para prevenir o câncer de pele?

Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h; Use sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas; óculos escuros, barraca e filtro com fator de proteção 15.

Quais são os principais fatores de risco para o câncer de pele?

História familiar de câncer de pele; pessoa de pele e olhos claros, com cabelos ruivos e loiros; pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada; Exposição repetida ao sol na infância e adolescência?

Que sinais de alerta deve ser procurados?

Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram; Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; Feridas que não cicatrizam em quatro semanas; Mudança na textura da pele ou dor.

Atenção:

O sol é importante para a saúde, mas é preciso ter cuidado com o excesso. Quando seus raios ultravioletas (tipo B) atingem as camadas mais profundas da pele, podem alterar suas células e provocar envelhecimento precoce, lesões nos olhos e até câncer de pele. Alguns cuidados especiais são necessários, principalmente para aqueles que trabalham ao ar livre.

Usar o filtro solar apenas uma vez durante todo o dia não protege por longos períodos. É necessário reaplicá-lo a cada duas horas, durante a exposição solar. Mesmo filtros solares “à prova d’água” devem ser reaplicados.