Ações nos Centros de Saúde Marcam Dia do Homem em Campinas

12/09/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Nesta próxima segunda-feira, 12 de setembro, para comemorar o Dia Municipal do Homem, cinco Centros de Saúde (CSs) de Campinas promovem, durante todo o dia, atividades relacionadas à saúde do homem. De acordo com a programação elaborada pela Coordenadoria da Saúde do Adulto, da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, estão envolvidos no programa os CSs Santa Bárbara, Santa Mônica e Padre Anchieta e o ambulatório do Ceasa, na região norte, além do CS do Conceição, na região leste.

A médica geriatra Lívia Cristina Benavente, coordenadora municipal da Saúde do Adulto, explica que todas as cinco unidades envolvidas irão oferecer, entre outras atividades, exames de próstata (toque e PSA), sorologia para DST/Aids, além de aferição de pressão, exames de saúde bucal e diabetes. Segundo Lívia Cristina, os interessados ainda poderão participar de programas de orientação sobre nutrição, uso de tabaco, álcool e a importância de exercícios físicos.

“Nossa proposta é aproveitar essas datas para incentivar o homem, principalmente na faixa de idade entre 20 e 59 anos, a realizar os exames periodicamente, exatamente como faz a mulher que não deixa de visitar a clínica ginecológica”, compara Lívia Cristina. De acordo com dados apresentados pela geriatra, Campinas conta, atualmente, com uma população de 1.072.418 habitantes, sendo que desse total, 525.146 (48,9%) compõe a população masculina e, desses, 297.830 são adultos entre 20 e 59 anos.

Além disso, números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, embora a expectativa de vida dos homens tenha aumentado de 63,20 para 68,92 anos de 1991 para 2007, ela ainda se mantém 7,6 anos abaixo da média das mulheres. Em Campinas, segundo dados de 2009, a primeira causa de morte nesta população é de doenças cardiovasculares.

Foram 1.272 óbitos em 2009 ou 15% do total, sendo 35% deles decorrentes do infarto. A segunda causa constitui-se nas neoplasias – cânceres. No total, foram 1.036, ou 12,2%, sendo em primeiro lugar os do aparelho respiratório com 16%, seguido do de próstata, com 10% e estômago com 9%. As causas externas vêm em terceiro lugar, com 639 mortes, o que equivale a 7,5%, sendo as armas de fogo responsáveis por 18%, os acidentes de trânsito por atropelamento por 9% e com motociclistas por 7%. As doenças do aparelho respiratório constam em quarto lugar, com 48% das mortes por pneumonia e 23% por outras doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOCs).

Programação

O Centro de Saúde Conceição celebra o Dia Nacional com o slogan “Homem que se cuida vive mais e melhor”. Essa unidade desenvolverá atividades toda a semana, sendo que na segunda, dia 12, às 16h, está programada a atividade “Conversando sobre as DSTs”. Na quarta-feira, dia 14, às 16h, a roda de conversa abordará o câncer de próstata e nos dias 15 e 16 serão realizados exames e consultas.

O Ambulatório do Ceasa aproveitará a IV Feira de Saúde na Ceasa Campinas, que este ano abordará o tema “Alimentação Saudável e Segurança Alimentar”, para celebrar o dia Municipal de Saúde do Homem. O evento ocorrerá no dia 12 de setembro, das 8h às 17h.

No Centro de Saúde Santa Bárbara, a comemoração acontece no dia 15 de setembro, das 8h às 17h. Além dos exames e sorologia para várias doenças, o homem também poderá receber a vacina antitetânica e da hepatite. Haverá no local, ainda, sala de planejamento familiar e um estande com informações sobre tuberculose e hanseníase.

A programação no CS Anchieta acontece na segunda, dia 12, das 8h às 16h. Também haverá coleta de exames e exibição de vídeos do Ministério da Saúde sobre alcoolismo e tabagismo. Milena Silveira de Pádua, enfermeira da unidade, explica que os exames serão colhidos no local durante todo o dia e recolhidos a cada duas horas para serem lavados ao laboratório.

Juliana Turno, enfermeira do Centro de Saúde Conceição, área de abrangência do Distrito Leste, explica que o Dia Municipal do Homem será celebrado na unidade na segunda-feira, dia 12, das 8h às 15h. Estão programados exames de sorologia, de próstata (PSA e toque) e vacinação contra hapatite B, influenza e tétano.