Saúde capacita profissionais da área de radiodiagnóstico

13/09/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), deu início nesta segunda-feira, 12 de setembro, a uma capacitação na área de vigilância em radiodiagnóstico para equipes que atuam nas Vigilâncias em Saúde (Visas) distritais. O curso vai capacitar 22 técnicos, tem duração de 40 horas e termina na próxima sexta-feira, dia 16. Está programada outra capacitação para novembro, quando serão colocadas em pauta a radioterapia e a medicina nuclear.

Rosa di Tullio, física da Covisa, informa que a atualização leva em conta a introdução de novos equipamentos na rede e, ainda, a contratação de profissionais pelas vigilâncias. “O objetivo é capacitar os novos e atualizar os técnicos mais experientes. Pretendemos, também, retomar as discussões em grupo, principalmente devido às novas tecnologias que ainda não têm regulamentação e que podem gerar dúvidas sobre a ação dos técnicos, como a radiologia digital”, esclarece a física.

O público alvo da capacitação é composto por profissionais que fazem a vigilância dos serviços médicos e odontológicos por meio de procedimentos radiológicos. Esses procedimentos, como explica Rosa di Túlio, incluem serviços de alta complexidade que utilizam radiação ionizante e que, por isso, são definidos como atividades com periculosidade.

Os profissionais inscritos receberão conhecimentos nas áreas de produção de Raios-X, regularização das atividades, legislação, equipamentos e instalações, proteção radiológica, radiodiagnóstico médico e odontológico, plano de radioproteção, levantamento radiométrico, programa de garantia de qualidade, testes de constância, processamentos radiográficos, resíduos, empresas prestadoras de serviços de radiometria e roteiros de inspeção. O curso ainda inclui visita ao Complexo Hospitalar Ouro Verde (CHOV).

Participam do curso como capacitadores, além da física Rosa di Tullio, a dentista Márcia Beltramelli, a engenheira sanitarista Dinah Galbes, ambas da Covisa, e a engenheira clínica Marta Baron, da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. Também integraram o grupo de professores, Rosângela Coelho, Rita Corte e Antônio Carlos Alexandre, todos da Unicamp e Martha Aldred, da Universidade de São Paulo (USP).