Mobilização da Saúde nesta sexta-feira integra ações do Limpa Brasil, no dia 25

16/09/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Nesta sexta-feira, 16 de setembro, na sede do Distrito de Saúde Sul, 104 servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, entre ajudantes e supervisores de controle ambiental, promovem ações de informação e mobilização social para anunciar a Campanha Limpa Brasil Let´s Do It!, marcada para acontecer em Campinas no próximo dia 25 de setembro.

O evento em Campinas conta com o apoio da Secretaria da Saúde, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Educação, Secretaria de Trabalho e Renda, Secretaria da Cultura, Secretaria de Serviços Públicos, D.L.U. – Departamento de Limpeza Urbana, Ciesp, Emdec, CBN, ITV Mídia Digital, Revista Força, Fitel e Sanasa, entre outras.

A Secretaria de Saúde tem um papel importante na campanha porque suas equipes têm um vínculo grande com a comunidade, podendo assim potencializar as atividades. Também está diretamente implicada porque a destinação adequada dos resíduos reduz o risco de doenças. Por isso, quer participar ativamente da ação e abraçar a causa.

A campanha, promovida pela Atitude Brasil, em parceria com a Unesco, pretende, por meio de ações socioeducativas, criar uma consciência ambiental para que as cidades brasileiras sejam limpas nos próximos 8 a 12 meses.

Vestidos com a camiseta da campanha, nesta sexta-feira, os ajudantes irão distribuir folhetos e fixar cartazes no sentido de conscientizar os cidadãos sobre a importância da destinação correta do lixo. Nessa manifestação, o grupo pretende convocar a população a se engajar na grande mobilização de 25 de setembro.

Nesse dia, todos serão convocados a recolher o lixo descartado irregularmente nas ruas do seu bairro e, em seguida, levar esses resíduos a um dos mais de vinte Pontos de Coleta. Os pontos de entrega (confira relação abaixo) foram definidos junto ao Departamento de Limpeza Urbana (DLU).

Janete Navarro, coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que é possível modificar a realidade das cidades sobre o lixo apenas com a ação individual. Ela reforça a ideia de que essa campanha, “mais do que recolher o lixo, pretende incentivar a reflexão para a mudança do hábito de descartar de forma inadequada os resíduos nas ruas, parques, terrenos baldios e nos demais lugares”.

Campinas é a quarta cidade brasileira a ingressar no programa, que já foi iniciado em Brasília, Goiânia e Rio de Janeiro. “Temos absoluta consciência de que a construção de uma sociedade sustentável só será possível com a participação de todos nessas ações de cidadania e de respeito ao meio ambiente. Temos de cuidar de nossa cidade, afinal ela é um dos grandes legados que deixaremos para nossos filhos”, colocou Janete Navarro.

Em Campinas, a população pode se cadastrar para participar da iniciativa por meio do site www.limpabrasil.com, onde o voluntário poderá obter todas as informações necessárias para se inteirar do projeto. O voluntário poderá retirar na semana anterior à ação, em uma agência do Banco do Brasil, um kit com luvas e sacos confeccionados com matéria-prima renovável, produzidos e cedidos pelas empresas Braskem e Embalixo. Ao todo serão distribuídos 40 mil sacos de lixo e 20 mil luvas.

Cada saco de lixo entregue no Ponto de Coleta poderá ser trocado por um ingresso para um show com grandes astros da música brasileira, que acontecerá após a ação, na Concha Acústica do Taquaral no mesmo dia, a partir das 17h. Esse evento terá uma dinâmica especial, cujo mote será “do meu lixo cuido eu”.

A proposta é que haja interrupções nas apresentações para cobrar dos espectadores a limpeza do espaço e para que, dessa forma, cada um se responsabilize pelos resíduos que produzir. A idéia é aproveitar o espetáculo para a implantação de uma ação inovadora de conscientização: o primeiro show limpo do Brasil.

O projeto.

Idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak, o movimento Let´s do it! aconteceu pela primeira vez na Estônia, em 2008, e envolveu 50 mil voluntários, retirando 10 mil toneladas de lixo das praças, ruas e florestas em um período de apenas 5 horas. No Brasil, o projeto organizado pela Atitude Brasil, empresa de comunicação social, cultural e ambiental em parceria com a Unesco, será realizado a cada dois anos, nos próximos dez anos.

A primeira ação realizada no País, no Rio de Janeiro, dia 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, reuniu 6,5 mil voluntários, que retiraram das ruas da capital carioca 17 toneladas de lixo reciclável.

Confira qual Ponto de Entrega está mais perto de você!

1 .Cooperativa Bom Sucesso – Rua Eng. Geraldo Calganolo, Vila Régio

2. Cooperativa de Produção Coleta e Manuseio – Av. José Carlos do Amaral

Galvão – Jd. São José

3. Cooperativa Divipaz – Rua Henrique Antoni Filho – Jd. São judas

4. Cooperativa Havilá – Rua Jequitibás – Pq Via Norte

5. Cooperativa N. S. Aparecida - Rua Serra Dourada – Jd. Baroneza

6. Cooperativa Santo Expedito – Rua Basílio da Gama – Vila Castelo Branco

7. Cooperativa Santa Genebra – Rua Estácio de Sá – Jd. Santa Genebra

8. Cooperativa Tatuapé – Rua Lázaro Pinto Barroso – Jd. Iris III

9. Ecoponto – Bosque dos Jequitibás

10. Ecoponto – Av. São José dos Campos – Vila Campos Sales

11. Ecoponto – Rua Celso Soares Couto – Pq. Itajai I

12. Ecoponto – Rua Manoel Gomes Ferreira – Vila União I

13. Ecoponto – Parque Ecológico

14. Ecoponto – Av. Marechal Rondon / Rua José Manoel Veiga – Jd. Eulina

15. Ecoponto – Rua Danta Suriani – Jd. Pacaembu

16. Ecoponto – Rua Serra D´Agua/Rua Felismina Stemmer Cajado – Jd.

Paranapanema

17. Ecoponto – Rua José Martins Lourenço/Rua Assis Chateaubriand – Jd.

São Gabriel

18. Ecoponto – Pq. São Jorge – Rua Plácida Petrini

19. Ponto de Entrega – Praça Antônio da Costa Santos

20. Ponto de Entrega - Cid. Guimarães Lema / Prof. Estevan Guedes

21. Ponto de Entrega – Palácio da Justiça (em frente ao Palácio)

22. Ponto de Entrega – Praça Beira Rio

23. Ponto de Entrega – Praça do Côco em Barão Geraldo

24. Ponto de Entrega – Praça Maior/Avenida Marechal Rondon, Chapadão.

25. Ponto Verde – Vila Vicente Cury

Volta ao índice de notícias