Demétrio descerra placa no CS Fernanda e homenageia Dom Bruno Gamberini

27/09/2011

Autor: Marco Capitão e Denize Assis

Em cerimônia solene realizada na manhã desta terça-feira, 27 de setembro, no Centro de Saúde Jardim Fernanda Dom Bruno Gamberini, na região sul da cidade, o prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra, descerrou a placa de inauguração da unidade que foi entregue à população na última sexta-feira, dia 23. Nessa ocasião, Demétrio cumpria compromisso pré-agendado em Brasília.

Nesta terça, a cerimônia contou com a presença de familiares do arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini, falecido no último dia 28 de agosto, que empresta seu nome à nova unidade. Participaram do evento a irmã e a sobrinha do arcebispo, Maria Cecília Gamberini e Ana Carolina.

Ainda estiveram presentes na inauguração o vice-presidente da PUC-Campinas, Sebastião Carlos Biasio, o superintendente do Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP), Antônio Celso de Moraes, o vereador Campos Filho, o monsenhor Luiz Fávero, a ex-coordenadora do Distrito de Saúde Sul, Tereza Martins, o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, membros do Conselho Local de Saúde e demais representantes de usuários, trabalhadores e gestores da Saúde.

Em sua fala, Demétrio agradeceu o apoio das lideranças comunitárias e enalteceu a escolha de Dom Bruno para denominar a nova unidade. O prefeito destacou o empenho do religioso para a desapropriação daquela área e para a construção de um programa de inclusão que beneficiaria um grande número de famílias.

“Este espaço – destacou o prefeito - era reservado para a ampliação do Aeroporto de Viracopos. No entanto, o Município, com apoio do Governo Federal, percebeu a importância de manter essa população fixada nesta área”.

Demétrio complementou que foram investidos mais de 100 milhões de reais naquela região, sendo RS 70 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e cerca de R$ 40 milhões da Prefeitura. “Trata-se de um dos maiores projetos de inclusão social desenvolvidos no Estado de São Paulo nos últimos cinquenta anos”, afirmou. Todo esse recurso, segundo o prefeito, foi integralmente destinado para as áreas de educação, saúde, iluminação pública, saneamento básico, pavimentação de vias públicas e ações da Cultura de Paz.

Ao final, o chefe do Executivo aproveitou para lembrar que Dom Bruno Gamberini teve um papel importante nesse processo de inclusão, uma vez que incentivava os projetos de cunho social como ferramentas para corrigir as injustiças sociais. “E é com esse enfoque que vamos direcionar este governo e concluir este processo de transição. Para isto precisaremos do apoio de todos, da Câmara de vereadores, das lideranças comunitárias, enfim, de toda a população que acredita que podemos construir uma Campinas mais humana e diminuir as diferenças sociais”, disse.

As colocações do prefeito de Campinas foram reforçadas pelo secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, que fez questão de enaltecer o papel de Dom Bruno Gamberini no processo de desapropriação das terras nas imediações do Aeroporto de Viracopos. “Esta unidade de saúde está muito bem representada com o nome de Dom Bruno, que fez valer seu prestígio para regularizar essas terras e beneficiar uma população carente que precisava ser acolhida”, colocou Saraiva.

Ampliação

Na nova unidade há sete consultórios médicos e um de odontologia; salas de recepção, de vacina, de curativo, inalação, de medicação, coleta de exames, farmácia, além de uma sala de urgência e emergência. As instalações incluem, ainda, almoxarifado, sala de agentes comunitários, duas salas para acolhimento, uma de reunião, coordenação, salas de esterilização, expurgo, além de copa, vestiários e sala para guardar material. Também foram construídos três banheiros para deficientes, dois para funcionários e dois nas salas de odontologia.

A unidade conta com um Conselho de Saúde Local atuante, que se reúne uma vez por mês. Uma das integrantes é Odila Maria de Jesus. Ela também esteve presente na inauguração da unidade. “Passamos muitas dificuldades nesses últimos dez anos com a população sendo atendida numa casa adaptada que não dava conforto nem para os usuários e nem para os trabalhadores. Agora podemos dizer que temos uma unidade básica no nível das melhores da cidade”, assegurou a conselheira.

O telefone do CS Fernanda Dom Bruno Gamberini é 3265-2600

CS Campo Belo

Após a cerimônia no CS Fernanda Dom Bruno Gamberini, o prefeito Demétrio, o secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva, além de gestores da Saúde e a médica Teresa Martins visitaram o Centro de Saúde Campo Belo. A unidade, referência para uma população de 12 mil habitantes na região sul do município, sendo 95% deles totalmente dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS), foi inaugurada em julho do ano passado.

No local, Demétrio conversou com trabalhadores e usuários, ouviu reivindicações e elogios e se comprometeu a buscar, junto com o secretário de Saúde, soluções que contemplem as demandas daquela população.

Biografia de Dom Bruno Gamberini

Dom Bruno Gamberini nasceu em Matão, SP, no dia 16 de julho de 1950. É filho de Armando Gamberini (falecido em 1987) e de Tirsi Castellani Gamberini, terceiro filho entre um irmão e três irmãs. Completou o curso primário no Grupo Escolar Estadual “José Inocêncio da Costa” e na Escola Estadual “Prof. Henrique Morato”, em Matão. Completou o segundo grau e a Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos (1968-1970) e Teologia no Studium Theologicum, filiado à Universidade Lateranense de Roma, em Curitiba, PR (1971-1974). Cursou, ainda, Canto Coral e regência, na Pró-Música de Curitiba.

Foi ordenado Diácono na Catedral de São Carlos em 2 de dezembro de 1973 e Presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, no dia 11 de dezembro de 1974, por Dom Constantino Amstalden, Bispo da Diocese de São Carlos. O Papa João Paulo II nomeou Dom Bruno o 4º Bispo Diocesano de Bragança Paulista em 17 de maio de 1995.

Foi ordenado Bispo no dia 16 de julho de 1995, na Catedral de São Carlos Borromeu, em São Carlos. No dia 2 de junho de 2004, o Papa João Paulo II nomeou Dom Bruno Gamberini como 6º Bispo e 4º Arcebispo de Arquidiocese de Campinas. Dom Bruno viajou para Roma no dia 20 de junho de 2004, onde, na Solenidade de São Pedro, recebeu o Pálio Sagrado, em Missa presidida pelo Papa João Paulo II.

Dom Bruno tomou posse no dia 1º de agosto de 2004, em Missa Solene, às 10h, na Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, no Guanabara, em Campinas, em razão das obras de restauro que estavam sendo feitas na Catedral Metropolitana.

No dia 10 de agosto de 2004 tomou posse como Grão Chanceler da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas. A primeira Missa oficial presidida por Dom Bruno em Campinas foi na Catedral Metropolitana, no dia 15 de agosto de 2004.

Dom Bruno recebeu, no dia 8 de dezembro de 2005, o Título de Cidadão Campineiro, concedido pela Câmara Municipal de Campinas. O título foi entregue no início da Missa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira da Arquidiocese e da cidade de Campinas, celebrada na Catedral Metropolitana.

No dia 20 de junho de 2011, três dias antes da Solenidade de Corpus Christi, Dom Bruno foi internado no Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas. Seu quadro se agravou, com a falência dos rins e fígado, ficando por dois dias em coma na Unidade de Terapia Intensiva. Recuperou-se e no dia 17 de julho, mas voltou a ser internado na UTI do Celso Pierro, com o quadro de encefalopatia, mas mantinha-se acordado, consciente, lúcido e conversando. Alimentava-se sozinho e seus sinais vitais estavam dentro da normalidade. Permaneceu internado até o dia 19 de julho, quando foi liberado e voltou para a sua residência particular, acompanhado por sua sobrinha, Carolina.

Na noite de 22 de agosto, rompeu-se uma veia do seu esôfago, causando uma grande hemorragia. Dom Bruno foi imediatamente levado ao Celso Pierro, onde ficou internado na Unidade Coronária (UCO). Na madrugada de 26 de agosto, às 2h30, foi transferido para o Hospital Bandeirantes, em São Paulo, para ser acompanhado por uma equipe de hepatologistas. Na tarde de terça-feira, dia 28 de agosto de 2011, às 15h, faleceu em decorrência de falência de múltiplos órgãos.

Volta ao índice de notícias