No Dia Nacional de Doação de Leite Humano, Saúde homenageia mães doadoras e crianças beneficiadas

30/09/2011

Autor: Denize Assis

Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, em 1º de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas vai homenagear nesta sexta-feira, 30 de setembro, mães doadoras e crianças beneficiadas pela iniciativa.

Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano. O leite arrecadado salva a vida de centenas de recém-nascidos prematuros.

O evento acontece no Anfiteatro da Maternidade de Campinas, às 15h, e é promovido pelo Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas e Comitê Municipal de Aleitamento Materno, em parceria com o Comitê de Aleitamento da Maternidade.

Além disso, para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde promove, durante todo mês, campanha para arrecadação de frascos de vidro com tampa plásticas utilizados para armazenar o leite. A arrecadação acontece na própria Maternidade e em todos os Centros de Saúde de Campinas. Também podem participar da campanha empresas, instituições e outros. Para se informar basta ligar para o Centro de Lactação, no telefone 3306-6039.

O objetivo do Dia Nacional de Doação de Leite Humano é mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da doação e também aumentar o volume de leite coletado.

Além da homenagem às mães, no evento na Maternidade, a médica pediatra Cláudia Maria Monteiro Sampaio, coordenadora do Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas, vai ministrar palestra para informar sobre o que é o Centro, o que acontece com o leite doado, quem pode doar, como este leite é processado e quem recebe, entre outras orientações. Ainda será oferecido um café da tarde aos participantes.

Além do evento para marcar o 1º de outubro, o Centro de Lactação de Campinas está comemorando o volume de doação de agosto, que foi de 135 litros, muito superior quando comparado ao mês de janeiro, 54 litros.

“A doação é sempre necessária. É importante inclusive poder arrecadar mais do que o volume de saída considerando que, tradicionalmente, o próximo período – até o final do ano - é de redução na coleta. É importante mantermos estoques acima de 100 litros”, diz a médica Cláudia Monteiro Sampaio.

Em todo Brasil.

Em âmbito nacional, o Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira, dia 29, a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano 2011, que tem o slogan “Pra você é leite. Para a criança é vida”. A madrinha é a apresentadora Luciana Gimenez. Esta iniciativa será reproduzida em Campinas, com a distribuição de cartazes e outros materiais educativos e informativos.

O Dia Nacional de Doação de Leite foi instituído pelo Ministério da Saúde em 2003 e, desde então, com a campanha, aumenta a cada ano a quantidade de mães doadoras, de crianças beneficiadas e o volume de leite doado.

A Rede Brasileira de Banco de Leite Humano conta atualmente com mais de 203 bancos de leite materno e 106 postos de coleta em funcionamento. Ela é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a maior rede de bancos de leite e com tecnologia mais complexa do mundo. O Brasil repassa conhecimento na área para 22 países. O Centro de Lactação – Banco de Leite Humano de Campinas é referência para toda região e, desde sua fundação, já atendeu mais de 50 mil mulheres.

Toda mulher que necessitar de orientações sobre amamentação, apresentar dúvidas ou problemas no período da amamentação ou quiser doar excesso de leite pode entrar em contato com o Centro de Lactação- Banco de Leite Humano de Campinas pelo telefone 19 3306-6039 ou pelo email bancodeleite@maternidadedecampinas.com.br A unidade fica na avenida Orosimbo Maia, 165, 5º andar.