Exames 'on-line' estão disponíveis em todos os centros de saúde

06/09/2012

Autor: Marina Avancini

O sistema de exames on-line, serviço que agiliza a disponibilização dos resultados dos exames laboratoriais, que são processados e analisados no Laboratório Municipal, no Hospital Ouro Verde, já está disponível em todos os centros de saúde da rede municipal.

A extensão para toda a rede está sendo viabilizada a partir de uma ação da Informática de Municípios Associados (IMA). O processamento das informações vai continuar sendo feito no Laboratório Municipal, mas a empresa de tecnologia da informação passou a hospedar o servidor (computador de alta performance) que dá acesso ao programa Laudo On Line, software que permite a visualização dos exames nos equipamentos datacenter das unidades de Saúde.

O secretário de Saúde de Campinas, Fernando Brandão, afirma que o sistema permite que algumas situações sejam resolvidas no próprio centro de saúde, sem necessidade de encaminhamento para prontos-socorros. "Muitos exames necessitam de liberação com urgência. Com o sistema, isso é viabilizado", comenta.

O Centro de Saúde Capivari foi um dos primeiros a ter o sistema de exames on line implantado. De acordo com a coordenadora da unidade, Rita de Cássia Almeida Bottcher, a medida torna o atendimento na rede mais rápido. "Hoje um exame de dengue, por exemplo, fica pronto em 4h. Isso facilita o tratamento", comenta.

Ela explica que outros procedimentos podem ser acessados em 24 ou 48 horas, dependendo da urgência do profissional que pediu. "Antigamente, os exames eram colhidos e encaminhados, via malote, para o Laboratório Central. Depois da análise, o resultado voltava para o centro de saúde também por meio de malote", afirma. Esse processo demorava até 15 dias. "Às vezes o médico conseguia a vaga para a cirurgia, mas o resultado do exame ainda não estava com ele", comenta.

Aprovação

Carolina Pereira Marques, usuária do CS Capivari, aprova os exames on-line. "Muitas vezes acontecia de chegar a data da consulta e o exame ainda não estar pronto. Daí, perdíamos a viagem. Agora está bem melhor", afirma.

Quando um centro de saúde visualiza o exame através da internet, ele acessa um servidor instalado na IMA, que se conecta ao sistema implantado no Laboratório Central e converte as informações em um arquivo no formato pdf.

"A vinda do servidor de acesso ao Laudo On Line para o nosso datacenter permitiu a ampliação da banda de internet dedicada à conexão com os centros de saúde, aumentando a velocidade e possibilitando um maior número de acessos simultâneos", explica Marcelus Guirardello, gerente de Infraestrutura da IMA.

Além disso, lembra Guirardello, a equipe de suporte e segurança de redes pode atuar mais prontamente em caso de interrupção na comunicação ou problemas nos equipamentos, aumentando a segurança e a disponibilidade do serviço.

A IMA está providenciando a compra de novos equipamentos para melhorar ainda mais as condições de troca de dados entre as unidades de saúde e seu datacenter.

Fotos de Carlos Bassan