Saúde realiza curso de meditação e Chikung para servidores

11/09/2012

Autor: Amanda Romero

A Secretaria de Saúde de Campinas realiza em setembro, outubro e novembro o curso de introdução à Meditação e Chikung. Com duração de oito dias, as aulas serão abertas aos servidores da Pasta que tenham interesse pelo assunto. No entanto, é indicado a todos os funcionários que já trabalham com técnicas da saúde integrativa, área que promove a capacitação.

O Chikung e a meditação são dois pilares da medicina chinesa, utilizados para melhorar a saúde dos praticantes, trabalhando principalmente com a respiração. Agrega também relaxamento, posturas e movimentos suaves. Os pacientes que aderirem ao exercício têm a oportunidade de contribuir para sua própria recuperação.

O curso pretende introduzir na rede de saúde do município a técnica dos 13 métodos para uma vida longa e saudável, idealizados por Sun Si-miao, que foi tão grande para a Medicina Tradicional Chinesa quanto Hipócrates é para a Medicina Ocidental.

O médico e coordenador da Saúde Integrativa, William Hyppólito Ferreira, informa que trabalhos realizados com meditação concluíram que após seis semanas de prática o cérebro já começa a se organizar de uma forma diferente. "O paciente terá mais clareza para pensar, organizar sua rotina e resolver seus problemas", comenta.

A prática auxilia no controle de doenças crônicas como hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, obesidade, asma, entre outras. Além de promover a limpeza emocional dos pacientes, trabalhos científicos demonstraram a diminuição das hospitalizações, estando alinhado com o Ministério da Saúde, que preconiza a utilização para prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

"Meditar libera endorfina, que provoca a sensação de alegria e bem-estar, além de diminuir a produção de adrenalina e cortisol, que são hormônios secretados em situação de estresse. Também aumenta o fluxo sanguíneo na região do cérebro, que comanda as funções de concentração e a autoestima, e fortalece o sistema imunológico", afirma o coordenador.

Segundo uma pesquisa publicada no periódico Frontiers in Human Neuroscience em março de 2012, quem pratica meditação durante alguns anos apresentava mais "dobras" em seu córtex cerebral e, como consequência, é capaz de processar informações com maior facilidade.

O Chikung pode ser praticado em qualquer idade, desde crianças a idosos. As inscrições para o curso devem ser feitas nos distritos de saúde pelos apoiadores da saúde interativa.

Serviços:

Local: Clube Andorinhas, localizado na Rua Otaviano Alves de Lima, 440, Jd. Chapadão

Dias:
13/09 das 13h30 as 16h30
20/09 das 13h30 as 16h30
27/09 das 13h30 as 16h30
04/10 das 13h30 as 16h30
11/10 das 13h30 as 16h30
18/10 das 13h30 as 16h30
25/10 das 13h30 as 16h30
01/10 das 13h30 as 16h30

Volta ao índice de notícias