Obras de infraestrutura dão início à ampliação da informatização na Saúde

12/09/2012

Autor: Sérgio Oliveira

A execução de obras de infraestrutura de dados e elétrica está dando início ao Projeto de Informatização das Unidades Básicas de Saúde de Campinas.

Após um piloto, realizado no Centro de Saúde Santo Antônio, na Região Sudoeste, a partir de uma parceria entre a Informática de Municípios Associados S/A (IMA) e a Secretaria Municipal de Saúde, a informatização plena está sendo estendida para mais cinco CSs: Capivari, São Marcos, São Quirino, Orosimbo Maia e Balão do Laranja.

Numa primeira etapa, os centros de saúde Capivari e São Marcos receberão as melhorias de infraestrutura e conectividade, além de novos equipamentos. Na segunda-feira, 10 de setembro, foram concluídas as obras de infraestrutura de dados e de rede elétrica para os computadores da unidade.

O centro de saúde passa a contatar com uma nova rede, com 30 pontos de conexão, além de receber um novo switch (equipamento que interliga os diversos computadores em uma rede local). Também recebeu os access points (equipamentos utilizados para instalação de rede sem fio WiFi).

Na terça, dia 11, a equipe contratada pela IMA para realizar estas obras se deslocou para o CS São Marcos, que receberá o mesmo tipo de estrutura, com previsão de instalação de 40 pontos de rede. Este serviço deve estar concluído até o próximo dia 17, segunda-feira.

Estações de trabalho

Na próxima semana, também está prevista a entrega de 23 estações de trabalho, compostas por computadores e monitores de última geração, para o CS Capivari e outras 34 para o CS São Marcos.

Até a próxima sexta-feira, 14 de setembro, as duas unidades terão a sua capacidade de conexão com a Internet ampliada de 1 para 3 Mbps full, ou seja, com esta banda garantida contratualmente em 98% do tempo.

Paralelamente, as equipes de profissionais dos cinco CSs incluídos nesta etapa estão passando por treinamento na sede da IMA em seis encontros que tiveram início no último dia 4 e estão previstos para acontecer até o dia 26 de setembro.

Nestes treinamentos, os profissionais têm oportunidade de tirar dúvidas sobre o SIGA (Sistema Integrado de Gestão de Atendimento), e, a partir da experiência do seu dia a dia, podem sugerir adequações e aperfeiçoamentos no sistema, que é uma das peças-chaves no processo de informatização das unidades de saúde.

Nos encontros serão abordadas duas funcionalidades do SIGA: o "Cartão SUS", que permite fazer o cadastro do usuário, a impressão do cartão, e efetuar consultas básicas, e o "Atendimento Reduzido", que permite ao médico registrar no computador dados sobre os procedimentos realizados juntos aos pacientes.

A previsão é de que as duas unidades estejam plenamente informatizadas até o final de setembro. Nesse processo, além dos ações acima elencadas, elas ainda receberão impressoras, duas delas especialmente voltadas para a impressão do Cartão SUS, leitores de códigos de barra, para automatizar a leitura do cartão SUS, câmeras web, para videoconferências e um scanner para digitalização de documentos. Os agentes de saúde receberão netbooks com conexão 3G para facilitar o seu trabalho em visita a pacientes acamados e outras ações desenvolvidas fora das unidades.

Para maiores informações, acesse o hot site do Projeto Informatização das Unidades Básicas de Saúde de Campinas em http://iubs.campinas.sp.gov.br/

Foto de Rogério Capela.