Ambulatório da Ceasa participa de evento para caminhoneiros

14/09/2012

Autor: Eliana Fernandes

O posto de combustível que é permissionário da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) e funciona ao lado do entreposto recebeu nesta quarta-feira, dia 12 de setembro, a caravana Siga Bem Caminhoneiro, promovida pela Petrobras e Volkswagen. Os profissionais do ambulatório médico da Central trabalharam do evento.

A caravana circula por 32 postos espalhados pelo país oferecendo gratuitamente serviços de saúde e beleza, palestras técnicas e sobre legislação e apresentando atrações culturais como shows e teatro. As atividades são realizadas por meio de parcerias com as comunidades e prefeituras locais.

O ambulatório - que pertence à rede municipal de saúde - ficou responsável pelos serviços de saúde oferecidos durante o evento com testes de diabetes, medição de pressão arterial, orientação sobre dengue, alimentação saudável, doenças sexualmente transmissíveis, combate ao tabagismo, entre outros temas. O dermatologista e pesquisador da Unicamp, Aldo Leão, ofereceu orientação sobre hanseníase.

"A organização da caravana entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e pela proximidade e perfil do público atendido - que é semelhante ao que atendemos na Ceasa - nos pediram para fazer este trabalho", informou a coordenadora do ambulatório médico da Central, Maria Cristina Prini. Para ela a atividade é importante porque ajuda a fazer a captação dos pacientes e o trabalho de saúde preventiva que é fundamental em especial para esta população flutuante que vive na estrada.

O caminhoneiro Valdir Alves, de Sumaré (SP), aproveitou o evento com a filha Jenifer, de 5 anos. "Na correria é difícil ir ao médico. Agora medi a pressão e fiz o teste de diabetes para ver se está tudo bem, e está", comemorou. Jenifer ficou encantada com a maquete de uma casa que mostrava os locais com água parada e aprendeu mais sobre os perigos do mosquito da dengue.

"Acho ótimo, descarreguei na Ceasa e fiquei esperando para poder aproveitar. Tenho problema de glicose e preciso sempre fazer o controle", aprovou o caminheiro de Montes Claros (MG), José Miguel Ferreira Lima.

Ação social

Segundo o coordenador da caravana, Douglas Zampieri, o principal objetivo do evento é social. "Buscamos conscientizar os caminheiros sobre questão da violência contra a mulher e o idoso e a prostituição infantil e oferecemos palestras, atividades educativas, de saúde e culturais. É um acolhimento do motorista", explicou ele.

Um dos temas de grande interesse para os caminhoneiros atualmente e que são esclarecidos na caravana, segundo Zampieri, é sobre a nova legislação que regulariza os turnos de viagens da categoria. A programação cultural é toda da cidade e da região onde o evento é realizado. Nesta edição do posto da Ceasa se apresentaram - com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas - o Grupo Hip Hop da ONG Maria Rosa - que atua nos bairros vizinhos à Ceasa, os Meninos Sapateadores de Campinas e a Orquestra Cabocla.

Também aconteceram palestras com os conselheiros tutelares Márcio Silveira e Lindomar Dionísio sobre direitos da criança e do adolescente e com a advogada Juliana Rodrigues, sobre a questão feminina. Houve ainda palestras sobre direção defensiva e educação no trânsito, a apresentação de uma peça de teatro, test drive de caminhões, corte de cabelo, massagem e concurso com premiações.