Laboratório Municipal recebe novos equipamentos para exames

19/09/2012

Autor: Diego Geraldo

O Laboratório Municipal, sediado no Hospital Municipal Ouro Verde, recebeu nesta terça-feira, dia 18 de setembro, novos equipamentos para a realização de exames de urina. Com a nova tecnologia, o exame será totalmente automatizado, fornecendo o resultado, que será imediatamente remetido para o sistema informatizado de envio.

Segundo o gerente do laboratório, Reinaldo Jorge Simão Uede, os novos equipamentos reduzirão de 25% para até 5% o uso de microscópio para a análise. "Fica muito mais rápido e confiável. Eliminamos a digitação e diminuímos, assim, a possibilidade de erros. O resultado nem chega a ser impresso, somente checado em uma tela, e é enviado diretamente para a unidade que o pediu, através do sistema que permite o envio de exames on-line", explicou.

Os funcionários começam a ser treinados nesta quarta-feira, dia 19 de setembro, e seguem na qualificação até a sexta-feira, dia 21 de setembro. Por isso, a secretaria solicitou que as unidades de saúde enviem, nesta semana, somente os exames de urgência.

Exame Online

Desde o início de setembro, todas as unidades de saúde da cidade recebem resultados de exames de maneira on-line. A ação foi uma parceria entre a secretaria de Saúde e a Informática de Municípios Associados (IMA).

Os procedimentos não emergenciais agora são acessados em 24h ou 48h. Antigamente, os exames eram colhidos e encaminhados para o laboratório, via malote. Depois da análise, o resultado voltava para a unidade também por meio de malote. Esse processo demorava até 15 dias.

Informatização

Além dos exames on-line, a parceria entre a secretaria de Saúde e a IMA vem produzindo uma série de benefícios. O primeiro projeto foi a informatização dos centros de saúde, que já foi feito como piloto no CS Santo Antônio.

A IMA já preparou a estrutura para a informatização das unidades dos jardins Capivari e São Marcos. Até o fim do ano, São Quirino, Orosimbo Maia e Balão do Laranja devem ser informatizados.

Além de melhorar e agilizar o atendimento, a informatização da saúde também vai permitir uma melhor fiscalização dos repasses das entidades conveniadas através do software de prestação de contas da pasta. Agora, cada gasto dos parceiros da secretaria será justificado pela Internet, com a possibilidade de acompanhamento da população através do Portal da Transparência.