Estoque do Banco de Leite de Campinas está baixo

19/09/2012

Autor: Marina Avancini

O estoque do Centro de Lactação - Banco Humano de Leite de Campinas está baixo. Levantamento aponta que em agosto foram arrecadados 55 litros. A distribuição realizada no mês passado ficou igual ao volume arrecadado. No entanto, o estoque, que em julho era de 122 litros, baixou para 93.

"Isso ocorre porque parte do leite arrecadado é perdida quando fazemos a análise do material. Neste mês, perdemos 26 litros", comenta a coordenadora do Banco de Leite, Cláudia Maria Monteiro Sampaio. Entre os motivos da perda estão a acidez Dornic, que mede a qualidade do leite, e o fato de serem encontrados, por exemplo, fragmentos de pele no material.

Desde maio que a distribuição vem sendo maior do que a coleta e, com isso, o estoque está sendo utilizado para suprir a procura.

De acordo com a coordenadora, o estoque de agosto não costuma ser baixo. Ela atribui a queda neste ano ao tempo seco - no mesmo período de 2011, 135 litros foram arrecadados e havia 213 litros no estoque. "O tempo seco diminui a produção do leite e não há produção excedente", explica.

Cláudia orienta as lactantes a aumentarem a ingestão de líquidos. "É importante que elas consumam água, sucos ou chás inclusive no momento da amamentação", comenta. A coordenadora ressalta que a alimentação regular também é importante. "Não pode haver longos intervalos entre as refeições. A lactante deve se alimentar seis vezes por dia", afirma.

Para aumentar a produção de leite, Cláudia recomenda a massagem nas mamas.

O Banco de Leite é considerado referência na cidade em 20 municípios da região.

Doação

O Banco de Leite necessita e aceita doações durante o ano inteiro. Para doar é necessário que a lactante seja saudável, amamente o próprio filho e produza uma quantidade excedente de leite. A doadora recebe orientações sobre a coleta e estocagem do leite humano, que é realizada em sua própria casa.

Quem quiser doar leite deve entrar em contato com Centro de Lactação - Banco Humano de Leite de Campinas pelo telefone (19) 3306-6039. Na ocasião, será feita uma triagem e o preenchimento de um cadastro. Também será agendada a primeira visita domiciliar, quando será entregue o kit de doação (frasco estéril, touca e máscara) e a doadora fornecerá o cartão de pré-natal e/ou exames (hemograma e sorologias) realizados durante a gestação. A partir daí, funcionários do Banco de Leite irão semanalmente à casa da doadora para deixar o kit de doação e recolher os frascos com leite congelado doado.

O leite doado salva a vida de centenas de recém-nascidos, especialmente dos prematuros.

Benefícios

O leite materno deve ser o único alimento do bebê até os seis meses de idade. Ele funciona como uma vacina, protegendo a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, pois é por meio dele que serão transportados os anticorpos. A criança que é amamentada tem menos chances de apresentar diabetes, doença celíaca, obesidade, respiração oral e asma.

Foto de Carlos Bassan.

Volta ao índice de notícias