Reunião traça metas para o enfrentamento da Aids

20/09/2012

Autor: Diego Geraldo

O Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza até este dia 24 de setembro o seu Plano de Ações e Metas (PAM) para 2013. As reuniões vão discutir o plano de metas com a participação ampla de todos os parceiros governamentais e não governamentais que desenvolvem ações de prevenção e assistência no combate à doença.

O PAM é um instrumento de planejamento utilizado pela Saúde para garantir que diversos setores da sociedade possam participar da elaboração de metas e ações a serem desenvolvidas no ano seguinte para o enfrentamento da Aids no município. Finalizado, ele também decidirá os recursos destinados a cada meta, que serão validados pelo Conselho Municipal de Saúde.

“Cremos que o efetivo enfrentamento da epidemia requer uma resposta integrada de todos os segmentos da sociedade para que haja a superação dos diferentes contextos de vulnerabilidade. O PAM é um instrumento democrático, baseado na participação popular e deve conter metas que direcionem nosso trabalho. Para isto, no primeiro dia fazemos uma explanação sobre os dados epidemiológicos do município, que são a base para pensarmos em como atuar”, disse a coordenadora do programa DST/Aids, Cláudia Barros.

Cláudia explica que o PAM é realizado desde 2003 e consolidou-se como uma ferramenta essencial na construção de políticas públicas sustentáveis para o enfrentamento da AIDS, propiciando a execução de ações nas áreas de prevenção, assistência, vigilância e gestão.

O evento é voltado para profissionais de saúde e entidades e acontece no Euro Suit Hotel, na Rua Regente Feijó, 595. Ao lado do Centro de Referência DST/Aids.