Devisa investiga possível transmissão de tuberculose em hospital

21/09/2012

Autor: Diego Geraldo e Marina Avancini

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, está realizando uma investigação epidemiológica no Hospital e Maternidade Madre Theodora. A medida foi tomada para averiguar a possibilidade de transmissão de tuberculose na unidade de saúde.

Foram confirmados três casos da doença em crianças nascidas no hospital e em uma funcionária. Todos estão em tratamento e passam bem, mas o estado de uma criança ainda exige cuidados.

Em abril de 2012, a área de Vigilância Epidemiológica do Devisa recebeu a notificação de uma criança de dois meses diagnosticada com tuberculose pulmonar. As investigações epidemiológicas de rotina não identificaram possíveis fontes de infecção nos ambientes domiciliar e comunitário da criança.

Em agosto de 2012, houve a notificação de um segundo caso. Na ocasião, em uma criança de seis meses de vida, e diagnóstico de tuberculose pulmonar e ganglionar. Neste caso, também não houve identificação de possível causa de infecção entre contatos domiciliares e comunitários.

Entretanto, foi identificado que as duas crianças nasceram em fevereiro na maternidade do Madre Theodora. Diante disso, as investigações se concentraram em uma possível transmissão no hospital.

Por isso, o Devisa entrou em contato com a unidade de saúde, que iniciou a investigação dos funcionários. Foi constatado que uma funcionária, em licença médica, também tinha o diagnóstico de tuberculose.

Ainda em agosto, um outro caso da doença foi identificado em uma criança de três meses, nascida em maio na mesma maternidade.

Medidas

Devido aos indícios, uma série de medidas foram tomadas para controlar a situação. O trabalho foi feito pelo Devisa em conjunto com o Madre Theodora, Secretaria Estadual de Saúde, Hospital Municipal Mário Gatti, Hospital de Clínicas da Unicamp e Hospital Celso Pierro.

Além dos exames em todos os funcionários do Madre Theodora, foram identificadas as aproximadamente 1,3 mil crianças nascidas na unidade entre janeiro e junho de 2012

Todas as famílias receberam ou receberão uma carta do Hospital Madre Theodora convocando a criança para um exame. A prioridade foi dada aos 354 que tiveram algum tipo de contato com a funcionária doente. Depois, serão convocados os demais.

Todos os pediatras e hospitais do estado foram notificados a acompanhar com atenção casos de problemas respiratórios, principalmente em recém-nascidos, para o possível diagnóstico de tuberculose.

Fotos de Fernanda Sunega

Secretário de Saúde, Fernando Brandão e Sérgio Luis Ribeiro Ponciano - diretor clinico do Madre Theodora

Sérgio Luis Ribeiro Pouciano - diretor clinico, do Madre Theodora e Brigina Kemp

Brigina Kemp e o secretário de Saúde, Fernando Brandão