Ceasa entrega ambulância para ambulatório médico do entreposto

21/09/2012

Autor: Eliana Fernandes

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) entregou nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, uma ambulância para o uso do ambulatório médico que funciona na empresa e pertence ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à rede pública municipal. O veículo será utilizado para atender as emergências internas da Ceasa.

“A aquisição é uma antiga reivindicação dos permissionários, trabalhadores, carregadores e clientes. Numa área tão extensa - de 500 mil metros quadrados - e com o grande volume de pessoas que aqui circulam, em torno de 15 mil por dia –, a ambulância visa melhorar o atendimento de primeiros socorros prestado pelo ambulatório e dar mais segurança à comunidade”, avaliou o presidente da Ceasa, Sérgio Luiz Juliano.

O diretor da Secretaria Municipal de Saúde, Edison Martins da Silveira, presente à entrega, elogiou o auxílio e preocupação da Ceasa com a saúde dos que atuam na Central.

“Trabalhamos para preservar vidas e acredito que o equipamento vai agregar muito à esta finalidade”. Ele observou que a equipe do ambulatório realiza um ótimo trabalho preventivo e que a ambulância, é mais um recurso para dar mais qualidade ainda a este serviço.

A coordenadora do ambulatório médico da Ceasa, Maria Cristina Prini, comemorou a aquisição. “Vai ajudar muito. Com a ambulância vamos ganhar tanto na agilidade para chegar ao local da ocorrência mais rapidamente, quanto no deslocamento adequado do paciente, quando necessário. Teremos condições de prestar uma assistência muito melhor”, explicou ela.

Elogios

O diretor da Assoceasa (Associação que representa os atacadistas de hortifrutis) José Paulo Pugliero; o presidente da Aproccamp (organização dos comerciantes de flores) Newton Erbolato Júnior, e o delegado regional do Sindicato dos Carregadores de Hortifrutigranjeiros e Pescados de São Paulo, Gilmar Ornelas de Oliveira, elogiaram a diretoria da Ceasa. Eles enalteceram o fato de esta gestão ter conseguido viabilizar em apenas seis meses uma demanda de muitos anos; a aquisição de uma ambulância para o entreposto.

Também participaram do ato de entrega os diretores da Ceasa, Hélio Roberto Castro e Claudinei Barbosa; dirigentes das associações dos permissionários – a Assoceasa e a Aproccamp; o diretor do Sindicato Rural de Campinas, Fernando Binda e diretores da sede paulista do Sindicato dos Carregadores. Estiveram presentes ainda o gerente do Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), Gilson Ferreira da Silva; a coordenadora do Banco Municipal de Alimentos, Tânia Mara Evaristo Moumeso e a coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar de Campinas, Maria Helena Antonicelli.

Equipamento

A ambulância terá um condutor qualificado e equipe de saúde do ambulatório para os atendimentos que serão feitos durante o expediente do posto, de segunda a sexta-feira, das 6h às 16h. Fora destes horários, as emergências continuarão sendo atendidas pelos serviços do Samu ou do Corpo de Bombeiros.

Para acionar os serviços da ambulância, a comunidade da Ceasa terá dois ramais de telefone internos: o 1030 e o 1089. A ambulância será utilizada exclusivamente para o transporte no território da empresa, não fará o transporte para outras unidades de saúde.

O veículo conta com equipamento básico de emergência e segue as normas legais e técnicas exigidas para o seu funcionamento. Ele está equipado com oxigênio, maca, Desfibrilador Externo Automático (DEA), material de imobilização para trauma (colar cervical, tala pranchas), aspirador de secreções e esfigmomanômetro para medição de pressão.

A ambulância também tem estetoscópio e aparelho para verificação de glicemia, pranchas para remoção, material de assistência curativa, material para assistência ventilatória (ambu, tubo endotraquial, laringoscópio), oscópio e medicação.