Centro de Referência à Saúde do Idoso faz comemoração na 2ª

28/09/2012

Autor: Diego Geraldo

O Centro de Referência à Saúde do Idoso (CRI) estará em festa nesta segunda-feira, dia 1º de outubro, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa. São esperadas cerca de 100 pessoas, entre usuários e funcionários, no evento.

"A secretaria vem realizando uma série de atividades na semana que precede a data (dia internacional da pessoa idosa) e o evento no CRI, que é nossa referência, fecha bem essas festividades. A população idosa é cada vez maior e Campinas oferece um espaço especial para eles", afirmou o secretário de Saúde, Fernando Brandão.

O CRI é um serviço pioneiro em Campinas e no Brasil. Trata-se da primeira unidade de saúde voltada exclusivamente à população na terceira idade, o que proporciona um grande salto de qualidade na atenção aos idosos frágeis ou com risco de fragilidade - com maior dependência, perda de capacidade funcional, histórico de quedas e de hospitalização e outros. São cerca de 300 atendimentos mês.

Ele atende o idoso de forma global com abordagem multidimensional por meio de equipe multidisciplinar composta por médicos geriatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e nutricionistas.

O CRI está de acordo a portaria 2.528, de outubro de 2006, do Ministério da Saúde, que criou a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Esta política assegura direitos sociais à pessoa idosa, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade e reafirma o direito à saúde nos diversos níveis de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O serviço funciona em parceria com a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Campinas, na sede da instituição, na avenida Júlio de Mesquita, 571, Centro, e atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

São diversas atividades para integrar os usuários atendidos e os profissionais.

Confira a programação abaixo:

9h Abertura - Vídeo CRI
9h30 Dinâmica - O que é ser idoso para mim?
10h Valorizando Talentos
11h Dança Sênior - "Vamos se mexer"
12h Lanche
13h Chá com simpatia
14h Brinde sua memória
15h Lanche

Volta ao índice de notícias