Jonas Donizette participa de workshop sobre raiva animal

03/09/2013

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette participou na manhã desta terça-feira, 3 de setembro, da abertura do workshop sobre raiva animal– o papel do governo e das indústrias fabricantes de vacinas no controle da doença, promovido pelo Laboratório Nacional Agropecuário em Campinas (Lanagro), que vai até quinta-feira, dia 5 de setembro. O evento reúne profissionais do serviço público, fiscais, veterinários e fabricantes de produtos de controle da raiva animal para discutir e atualizar o conhecimento aplicado no controle da raiva pelo governo e indústrias fabricantes de vacina, buscando a expertise em desenvolvimento de metodologias, pesquisa e controle da raiva animal. 

Compondo a mesa de abertura do evento, Jonas destacou a importância de Campinas sediar um evento como esse, que é fundamental para aprimorar a qualidade e a segurança dos produtos agropecuários que vão para a mesa da população. “Serão três dias de debates voltados para a busca do conhecimento. E é o conhecimento que ajuda a construir um país melhor”, disse Jonas. 

Ele aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho das renomadas instituições ligadas à agropecuária e ao agronegócio com sede em Campinas, como o Instituto Agronômico, Embrapa e outras como a Unicamp, que formam competentes pesquisadores. E convidou a Lanagro para fazer parte do Conselho Municipal do Agronegócio, que foi instituído no município em julho deste ano para debater políticas de incentivo ao setor. 

O prefeito forneceu ainda aos participantes deste workshop algumas informações sobre o controle da raiva animal em Campinas. O município está classificado como área de raiva controlada. A cidade não registra raiva em humanos desde 1982 e em animais domésticos – cães e gatos - desde 1983. Atualmente, os casos da doença são registrados apenas em morcegos e, recentemente, dois casos em bovinos, nos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, aonde foram realizadas ações de bloqueios para barrar a transmissão. 

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), por meio do Centro de Controle de Zoonoses, promove a campanha de vacinação antirrábica para animais domésticos. O cronograma de vacinação é indicado pelo governo federal e, este ano, será nos dias 14 e 15, 21 e 22 de setembro. 

Estima-se que a população de cães seja de 10% a 15% da população campineira, ou seja, entre 100 e 150 mil cães, e que a população de gatos seja de 10 a 15 mil.


Crédito: Fernanda Sunega
Prefeito fala na abertura

Volta ao índice de notícias