Secretaria de Saúde realiza bloqueio contra raiva em Sousas e Joaquim

05/09/2013

Autor: -

O Devisa – Departamento de Vigilância em Saúde – da Secretaria de Saúde de Campinas promove ações de bloqueio contra raiva animal nos Distritos de Sousas e Joaquim Egídio. O bloqueio, que consiste em esquemas de pré e pós-exposição de vacinação em pessoas sob risco ou expostas, está sendo feito desde agosto por conta da confirmação de três casos de raiva em bovinos e dois em morcegos. Campinas não registrava casos de contaminação em bovinos desde 2003, não registra raiva em humanos desde 1982 e em animais domésticos desde 1983. 

As ações foram iniciadas no dia 12 de agosto em 18 propriedades das áreas rurais de Sousas e Joaquim Egídio, e ainda estão em andamento. Elas estão sendo realizadas pelas equipes do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) em conjunto com o CCZ e atingem um raio de 10 km dos focos. O objetivo é interromper a transmissão através do controle direto do morcego Desmodus rotundus, vacinação dos animais existentes na área e recomendações gerais para o controle e prevenção da raiva. 

Além da confirmação dos três casos em bovinos, foram encontrados dois morcegos durante o dia caídos no chão próximos a uma residência, em Joaquim Egídio, e encaminhados ao Instituto Pasteur, ambos com resultado positivo para raiva na imunofluorescência – os cães desta propriedade foram vacinados pelo CCZ e estão em observação de 180 dias. 

“Morcegos encontrados em situação anormal, voando durante o dia, caídos no chão, pousados em muros ou paredes, nunca devem ser manipulados. Deve-se utilizar uma caixa, pano ou balde para imobilizá-lo para impedir que animais domésticos ou alguma pessoa desavisada entre em contato com ele”, orienta a médica veterinária coordenadora de Zoonoses, Andréa Von Zuben. Nesses casos, é necessário entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses para que o morcego seja enviado para exame laboratorial. 

A ocorrência da doença em animais que convivem próximos ao ser humano aumenta a possibilidade da doença, sempre fatal, atingir o homem. Por isso, é importante que as pessoas informem o CCZ, o Centro de Saúde ou o Escritório de Defesa Animal se algum animal morrer com suspeita de raiva ou por outro motivo desconhecido. As pessoas não devem manter contato com o animal suspeito de raiva. 

Outra medida preventiva importante é a vacinação anual de animais domésticos e em porcos, cavalos e gados na zona rural. A vacinação em animais de grande porte é de responsabilidade do proprietário. Em áreas onde ocorrem muitos casos – epizootia - a revacinação é obrigatória e deve ser feita a cada seis meses. 

A antirrábica é disponibilizada gratuitamente em campanhas para cães e gatos, conforme calendário definido pelo Ministério da Saúde. Em Campinas, a campanha será nos dias 14 e 15 de setembro (distritos leste e sul), e 21 e 22 de setembro (distritos norte, noroeste e sudoeste). A expectativa é de vacinar cerca de 100 mil animais. A lista de postos com endereços, datas e horários pode ser obtida pelo telefone 156 ou no portal da Prefeitura Municipal de Campinas (www.campinas.sp.gov.br). Cães e gatos devem ser vacinados a partir de 3 meses de idade.

Volta ao índice de notícias