Ouro Verde vai realizar mutirão de catarata nesta sexta-feira

05/09/2013

Autor: -

O Serviço de Oftalmologia do Complexo Hospitalar Ouro Verde, vai realizar um mutirão de catarata nesta sexta-feira, 6 de setembro, para pacientes que já foram diagnosticados com a doença, mas que esperam por cirurgia. 

A expectativa é de que sessenta pessoas sejam encaminhadas para serem atendidas pela equipe, composta por sete oftalmologistas e um técnico, responsável pelo calculo da lente e acuidade visual com estimativa de ganho de visão, a partir do procedimento cirúrgico. 

Atualmente, o Ouro Verde tem capacidade de realizar 55 cirurgias de catarata por mês, e já fez cerca de mil procedimentos desde o começo do ano. O coordenador do serviço, Orlando Faria Júnior, explica que o atendimento é destinado aos pacientes que já são acompanhados pela rede básica de saúde, e que, embora já tenham sido diagnosticados com a doença ocular, todos passam por nova avaliação médica. 

“Como esses pacientes são na maioria idosos, temos o cuidado de reavaliar caso a caso, levando em consideração o quadro clinico e doenças associadas como glaucoma, diabetes e problemas cardiovasculares. É importante lembrar que além da indicação cirúrgica, as contra-indicações também existem e precisam ser avaliadas”, ponderou. 

Segundo ele, ao serem encaminhados ao Ouro Verde pelos centros de saúde, os pacientes passam por uma triagem para que sejam agendados novos exames, já que, em muitos casos, o tempo de espera tornou desatualizados os exames pré-operatórios. 

Avanço 

O Serviço de Oftalmologia do Complexo Hospitalar Ouro Verde, começou a realizar cirurgias de cataratas no mês de agosto de 2011. Inicialmente, eram feitas entre 50 e 60 cirurgias por mês. Com o aumento no numero de médicos e equipe de enfermagem, o serviço foi ampliado. Nos últimos doze meses, 1,5 mil procedimentos foram realizados.


Crédito: Arquivo PMC
Hospital realiza 55 cirurgias por mês

Volta ao índice de notícias