Campanha de vacinação antirrábica será no próximo fim de semana

09/09/2013

Autor: -

Cães e gatos dos distritos de Saúde Leste e Sul de Campinas devem receber a dose anual de vacina antirrábica no próximo fim de semana, sábado e domingo, 14 e 15 de setembro. A vacinação é gratuita e pode ser aplicada nos animais a partir do terceiro mês de vida. A Campanha nos distritos Norte, Noroeste e Sudoeste será nos dias 21 e 22 de setembro. A expectativa é vacinar 100 mil animais.

A vacinação é imprescindível para que a doença continue controlada no município. “Nas últimas décadas, temos verificado o chamado ciclo aéreo da doença, com o registro de casos em morcegos. Além disso, em agosto, após 10 anos sem incidência em bovinos, tivemos três casos em animais de Sousas e Joaquim Egídio”, conta o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Ricardo Conde.

A grande preocupação é que os morcegos podem infectar os cães e principalmente os gatos, devido aos hábitos predatórios desta espécie animal. Assim, cães e gatos infectados poderiam reintroduzir a raiva no ser humano. O município de Campinas registrou seu último caso de raiva humana em 1981 e em 1982 foi registrado o último caso de raiva em cão.

A lista de postos de vacinação com endereços, datas e horários pode ser obtida pelo Serviço156 ou no portal da Prefeitura Municipal de Campinas (www.campinas.sp.gov.br).

Crédito: Luiz Granzotto
Cão sendo vacinado por profissional da saúde