SAMU de Campinas treina oficiais do Exército que irão à missão no Haiti

10/09/2013

Autor: -

Trinta oficiais do exército estão sendo treinados pelos profissionais do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Secretaria de Saúde de Campinas, desde a última segunda-feira, dia 9 de setembro, para atuarem em uma missão no Haiti. O treinamento, que inclui a parte prática e teórica, irá capacitá-los para prestarem atendimento em situações de emergência. A capacitação está sendo realizada na Academia da Guarda Municipal, localizada na Lagoa do Taquaral (entrada pelo portão 3) e atende a uma solicitação do comando do Exército Brasileiro.

Os instrutores são do Núcleo de Educação do Samu Campinas e durante os dias 9, 10 e 11 vão promover aulas sobre traumas, ferimentos, imobilizações, parto normal, queimaduras, casos de múltiplas vítimas, ataques de animais peçonhentos, emergências clínicas de caráter cardiológico, neurológico e metabólico (como convulsões, hipoglicemias, desidratações e AVC - Acidente Vascular Cerebral). Entre os sargentos e oficiais treinados encontram-se médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas.

A partir do dia 13 de setembro, o grupo irá vivenciar a rotina de trabalho dentro das viaturas de suporte básico e avançado do Samu. Durante uma semana, das 7 às 19 horas, cada subgrupo com dez oficiais acompanhará as equipes de atendimento ao serem acionadas para as ocorrências. O treinamento está previsto para terminar no dia 4 de outubro.


Crédito: Fernanda Sunega
Profissionais do Samu ensinam sobre socorro de vítimas


Crédito: Fernanda Sunega
Oficiais do Exército participam de treinamento prático


Crédito: Fernanda Sunega
Oficiais do Exército participam de treinamento teórico e prático

Volta ao índice de notícias