Campanha de Vacinação Antirrábica 2013 teve início no sábado

06/09/2013

Autor: -

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, iniciou no último sábado, dia 14 de setembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2013.

A vacinação, que é gratuita, foi realizada durante o fim de semana nos distritos Leste e Sul e nos próximos dias 21 e 22 vai acontecer nos distritos Norte, Noroeste e Sudoeste.

A abertura oficial da campanha aconteceu no Centro de Saúde Jardim Esmeraldina e contou com a presença da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp, que fez questão de ressaltar a importância da participação popular. “É importante que a população se conscientize e participe. Estamos convocando toda a sociedade e a imprensa em geral para atingirmos o maior número possível de animais vacinados,” disse.

De acordo com o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Conde Alves Rodrigues, a meta, para os dois finais de semana da campanha, é vacinar entre 90 e 100 mil cães e gatos com idade acima de três meses. “Campinas não registra nenhum caso de raiva humana desde 1981, raiva em cães desde 1982 e em gatos desde 1999, mas não se pode descuidar. Se alguma pessoa tiver contato ou for atacada por algum animal ela deve procurar o posto de saúde mais próximo; o caso será notificado ao Devisa e a pessoa será encaminhada para as providências necessárias”, completou.

A dona de casa, Mítico Tanabe, não perdeu a oportunidade. Ela é vizinha do Centro de Saúde do Jardim Esmeraldina e aproveitou para vacinar os 17 gatos que possui. “Eu não perco nenhuma campanha porque é importante para a saúde dos animais e para a nossa também. Os meus bichinhos de estimação possuem carteira de vacinação e eu faço mesmo questão de vacinar todos eles,” afirmou.

A relação completa de postos de vacinação está disponível em um banner publicado no portal da Prefeitura Municipal de Campinas. Acesse www.campinas.sp.gov.br ou disque 156 para mais informações.

Crédito: Luiz Granzotto
Cão sendo vacinado durante campanha do último sábado

Crédito: Luiz Granzotto
Morador leva seu cachorro para ser vacinado