Ações contra dengue são intensificadas neste período do ano

16/09/2013

Autor: -

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, está se preparando para o início do período mais chuvoso do ano, época de condições favoráveis para o transmissor da dengue – o mosquito Aedes aegypti.

Este ano, Campinas teve a segunda maior epidemia na história do município, com um total de 6.677 casos de pessoas que contraíram a doença. Ações de prevenção e controle são desenvolvidas diariamente.

A busca ativa de casos suspeitos e a intensificação da remoção de criadouros do transmissor da dengue em áreas críticas são algumas das medidas tomadas. Além disso, são feitas visitas de agentes de saúde e agentes de controle ambiental para orientar os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados para a não proliferação do transmissor.

“Todos os agentes de saúde do município são capacitados para a manipulação de produtos tóxicos em ações de combate à dengue. Na última turma, 50 profissionais, entre técnicos de segurança do trabalho e agentes de controle ambiental receberam aulas técnicas e teóricas”, explica Tessa Roesler, coordenadora do Programa de Combate à Dengue do município.

Arrastões contra a doença também são realizados para a conscientização da população em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos e a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). Na última semana, a ação foi realizada no Jardim Florence 2, com a visita de cerca de 1,2 mil casas, retirada de criadouros e distribuição de materiais informativos.

Volta ao índice de notícias