Segunda fase da vacinação antirrábica será neste final de semana

18/09/2013

Autor: -

A secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), realiza a Campanha de Vacinação Antirrábica nas regiões Norte, Noroeste e Sudeste de Campinas nos dias 21 e 22 de setembro, próximo sábado e domingo. A vacina é segura e gratuita, para imunizar o animal basta que o responsável leve seu cão ou gato, com idade superior a três meses, a qualquer um dos postos de vacinação durante o final de semana.

Os moradores das regiões Sul e Leste que ainda não vacinaram seu animal de estimação podem imunizá-los nesse fim de semana, mesmo a campanha nesse período tendo foco em outras localidades. O médico veterinário do Centro de Controle De Zoonoses, Ricardo Conde Alves Rodrigues, dá algumas orientações em relação à campanha de sábado. “Pedimos que os cães sejam levados com guia e coleira, é indicado que cães de grande porte estejam com enforcador e sejam levados por um adulto, porque demandam mais força. Já os gatos, devem ser transportados em uma caixa adequada, pois eles podem ficar assustados e fugir. É possível transportá-los também adequando um carrinho de feira”, sugere o veterinário Ricardo.

Campinas não registra nenhum caso de raiva em humanos desde 1981, em cães não há registro desde 1982 e em gatos desde 1999. Mas é importante a manutenção das campanhas contra a doença, já que a raiva registra um ciclo aéreo de circulação entre morcegos, o que significa dizer que, ainda, existe a possibilidade de cães e gatos serem contaminados através do contato com um morcego infectado e assim, contaminar o ser humano.

A listagem completa dos postos de vacinação pode ser obtida pelo número 156 ou no portal da prefeitura (www.campinas.sp.gov.br).

Volta ao índice de notícias