Encontro de enfermagem reúne 400 profissionais na Prefeitura

18/09/2013

Autor: -

Mais de 400 profissionais de saúde participaram do Encontro de Enfermagem em Campinas, que aconteceu nessa terça-feira, dia 18 de setembro, no período da manhã, no Salão vermelho da Prefeitura. O evento, que não era realizado desde o final da década de 1990 no município, visa resgatar a história dessa classe de profissionais, entender o contexto de trabalho atual e estabelecer metas a serem estudadas e implantadas.

Segundo a representante do Conselho Regional de enfermagem (Coren) de Campinas, Geowanna Aparecida Higino, o encontro serve para que cada indivíduo atuante na área de enfermagem visualize seus próprios feitos, grupo este que contabiliza quase 60% do corpo profissional em saúde, entre eles estão técnicos e auxiliares de enfermagem e enfermeiros.

“É importante a execução de uma assistência adequada ao paciente, mesmo diante das dificuldades e, também, a união desses profissionais. Queremos unir, para participar e assim, avançar”, defende Geowanna.

A auxiliar de enfermagem Patrícia Holik está há 21 anos trabalhando pelo SUS no município. Por seis anos atuou em centros de saúde e por 15 no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no qual permanece até hoje. Essa foi a primeira participação dela em um encontro de enfermagem no município. “Foi muito importante a integração que houve no evento e os conhecimentos compartilhados, principalmente a parte que falava do Coren, dos direitos da classe e a parte dos projetos que a prefeitura realiza. Abriu um espaço para o diálogo e isso lotou o auditório”, comenta Patrícia.

Campinas conta com 490 enfermeiros, 1.155 auxiliares de enfermagem e 109 técnicos de enfermagem atuando pelo SUS no município, que foram homenageados nesse dia.

No início do evento o Coral Vozes da Saúde, formado por pacientes do Centro de Saúde São Marcos, fizeram uma apresentação. No fim do ciclo de palestras, foi aberto um espaço para o encerramento foi aberto um espaço para os profissionais de manifestarem.

Crédito: Luiz Granzotto
Enfermeiros lotaram o lugar para debater a atividade

Patrícia Holik, do Samu: 21 anos de SUS

Palestras enriqueceram o evento