Antirrábica está disponível para cães e gatos no Centro de Zoonoses

23/09/2013

Autor: -

Cães e gatos que não receberam a dose anual de vacina antirrábica durante a campanha de vacinação podem ser levados para a imunização no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. A vacina está disponível o ano inteiro, é segura e pode ser aplicada nos animais a partir do terceiro mês de vida.

O médico veterinário do CCZ, Ricardo Conde Alves Rodrigues, afirma que a unidade é um posto permanente de vacinação e ressalta sua importância, uma vez que a contaminação em humanos ocorre, principalmente, por meio do contato com cães e gatos que foram infectados por morcegos. “A ocorrência da raiva em morcegos aumenta as chances da doença voltar a atingir humanos. Por isso, é feito um trabalho intenso de vigilância epidemiológica, com altas coberturas vacinais, recolhimento seletivo e identificação de animais em situações de risco, além da mobilização social e ações educativas”, afirma o veterinário Ricardo.

Em agosto, foram notificados, após 10 anos sem registro da doença em mamíferos, cinco casos da doença em equinos e bovinos, todos letais. “Esses casos ressaltam a importância da vacina”, conclui Rodrigues.

A vacina é gratuita e segura e, qualquer evento adverso observado no animal após a imunização deve ser notificado ao CCZ ou à vigilância. O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Rua das Sapucaias, número 115. O contato pode ser feito pelo telefone 3245-1219.


Crédito: Luiz Granzotto
Cão recebe vacina durante campanha na cidade

Volta ao índice de notícias