Centro de Saúde tem atividades para comemorar o Dia Mundial do Idoso

25/09/2013

Autor: -

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Saúde Costa e Silva realiza a 2ª Semana de Atividades Intergeracionais, a partir de 23 de setembro. A programação conta com práticas artísticas, culturais e corporais, como caminhada e dança e faz parte das comemorações do Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro.

As atividades são feitas em parceria com o Centro de Convivência Espaço das Vilas, que cede o espaço para a unidade realizar as ações dentro de um ambiente de convívio alternativo ao Centro de Saúde. Na quinta-feira, dia 25, às 8h00, será exibido o filme As garotas do Calendário, uma história baseada em fatos reais que conta a trajetória de um grupo de senhoras idosas que, com o intuito de arrecadar dinheiro para o hospital local, realizam um ensaio fotográfico nu.

Para incentivar a prática de atividade físicas, na sexta-feira, dia 27, a unidade realiza uma caminhada pelo bairro, que sai do próprio centro de saúde e segue até o Centro de Convivência Espaço das Vilas. O dia começa com um alongamento.

No decorrer da semana já foram realizadas diversas práticas diferenciadas, como uma oficina de dança, aulas da ginástica chinesa Chi Gong e exibição de filmes. A abertura da semana foi realizada segunda-feira na igreja missionária Unida do bairro e contou com a participação de 80 pessoas. Na ocasião, foi ministrada uma palestra sobre os direitos e deveres da pessoa idosa.

“É o segundo ano que realizamos essa semana especial. A ideia é que ela seja intergeracional porque todos nós envelhecemos com o passar do tempo e é importante que as gerações se inter-relacionem para entender que podemos ter qualidade de vida ao envelhecer. Foram várias reuniões para organizar o evento e decidir as atividades oferecidas”, conta a Coordenadora do Centro de Saúde Costa e Silva, Renata Cauzzo Zingra Mariano.

Unidade Amiga do Idoso

O Centro de Saúde Costa e Silva é uma unidade amiga do idoso, tem um grupo especial dentro do serviço que dá assistência e trabalha a questão da pessoa idosa. “Há dois anos o Costa e Silva tem seguido a proposta do Ministério da Saúde de tornar o centro de Saúde amigo do Idoso. Para isso, criamos um grupo que se reúne a cada 15 dias para trabalhar o atendimento oferecido e fazemos capacitações dos profissionais, que buscam como atender melhor essa população”, conta a coordenadora Renata.

A unidade ainda conta com o grupo de vivência chamada “Alegria de Viver”, criado em 2002 pela Agente de Saúde, Lourdes Moura. Nele são oferecidas práticas corporais, exercícios físicos, meditação, artesanato e coral, atividades que trazem benefícios ao idoso e ajudam a reinseri-los no meio social.

Uma figura importante, que merece destaque nas comemorações do dia Internacional do idoso, é o Cuidador, pessoa responsável pelo bem-estar dos senis, que dá assistência e toma cuidados especiais para melhorar qualidade de vida desse público. Existe um grupo direcionado ao cuidador, que se reúne nas segundas-feiras às 13h30 na unidade. “Sabemos que quem cuida dos pacientes idosos também precisa de apoio. Por isso, oferecemos além do suporte técnico, o suporte psicológico para os cuidadores através de uma terapeuta ocupacional, para que, assim, eles consigam dar a assistência adequada para o idoso que está sob sua responsabilidade”, explica a coordenadora.

Volta ao índice de notícias