Lagoa do Taquaral recebe exposição sobre câncer

26/09/2013

Autor: -

Com a proposta de desmistificar o câncer e trazer a ciência para perto da sociedade, o projeto INCiTO – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica – liderado pelo A.C.Camargo Cancer Center, com o apoio da FAPESP, do CNPq e da Prefeitura de Campinas, apresenta a exposição “Câncer: Conhecer para Prevenir”. O trabalho itinerante é composto por 22 painéis, que estarão expostos no percurso interno da Lagoa do Taquaral de 27 de setembro a 23 de outubro, e fazem parte das ações do “Outubro Rosa”.

Para a abertura da exposição, no dia 27, sexta-feira, a partir das 10 horas, uma equipe de profissionais de saúde dará orientações sobre prevenção de câncer, com base nas informações da exposição, além de um alerta especial sobre o câncer de mama com a distribuição de laços rosa, seguindo a programação do Outubro Rosa. "Essas ações refletem nossa missão de difundir o conhecimento científico de forma clara e objetiva para estas comunidades, ressaltando junto a elas a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer", destaca Dirce Maria Carraro, coordenadora de difusão do INCiTO.

Os painéis apresentam de forma lúdica e educativa como prevenir o câncer e abordam os sintomas e fatores de risco para os cânceres de mama, colo de útero, próstata, pele, pulmão, intestino, entre outros. O objetivo é mostrar ao público que o melhor aliado contra o câncer é a prática de um estilo de vida saudável, que inclua boa alimentação, realização de exercícios físicos, comportamentos e hábitos saudáveis. A ideia é ressaltar que a melhor forma de prevenir o câncer é evitar os fatores de risco como cigarro (responsável por 40% dos casos de câncer), ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, exposição desprotegida e excessiva ao sol e dieta rica em gorduras.

A exposição irá percorrer outras cidades do interior de São Paulo.

Outubro Rosa

O outubro rosa é um evento que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Nesse mês são iluminados diversos monumentos históricos do mundo todo em tons de rosa.

Volta ao índice de notícias