Campinas sedia Congresso Brasileiro de Atenção Domiciliar

27/09/20013

Autor: -

Discutir temas relacionados à gestão e a atenção domiciliar (atendimento a pacientes com complexidade elevada em suas casas) de serviços públicos e privados e trocar experiências entre os municípios que executam tais serviços em saúde. Esses são os principais objetivos do II COBRAD – Congresso Brasileiro de Atenção Domiciliar, realizado de 27 a 30 de setembro no Centro de Convenções da Unicamp. O evento está sendo organizado pela Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com a Associação Brasileira dos Serviços de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde de Cascavel, com apoio da Unicamp.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do município, Mônica Macedo Nunes, sediar o congresso nacional permite trazer experiências bem sucedidas de todo o Brasil em atendimento domiciliar. “Campinas é município pioneiro na atenção domiciliar, que em 2013 completa 20 anos de existência. É um dos municípios que norteou a política de atenção domiciliar do Ministério da Saúde, participando ativamente da elaboração da portaria do Programa Melhor em Casa. Com toda essa história, temos muito a ensinar e a aprender”, acredita. Neste ano o congresso contará com a participação internacional de uma médica do Peru.

O SAD de Campinas é composto por equipes multidisciplinares (fisioterapeutas, enfermeiros, médicos), que prestam toda a assistência a pacientes com complexidade elevada – que tem várias patologias, idosos, pacientes em terminalidade – em suas residências. São cerca de 60 pessoas, divididas em equipes multiprofissionais de atenção domiciliar. Hoje são acompanhados sistematicamente pelo serviço cerca de 400 pacientes.

“A atenção domiciliar mostra que é possível encontrar alternativas para o tratamento dos enfermos em um ambiente familiar, com excelente qualidade assistencial. É bom para os pacientes, que têm melhora na qualidade de vida, para os familiares, que mantém os entes próximos, e para o sistema de saúde, que têm suas portas de entrada desafogadas”, explica Mônica.

Ela diz que o principal desafio do atendimento domiciliar é mudar o paradigma de institucionalização da doença. “As pessoas precisam entender que temos condições de tratar doentes, mesmo casos graves, em domicílio”, finaliza.

Serviço

Abertura do II COBRAD – Congresso Brasileiro de Atenção Domiciliar e 2ª Mostra de Experiências Exitosas em Atenção Domiciliar/Novos Rumos da Atenção Domiciliar no Brasil

Data: 27 de setembro de 2013

Local: Centro de Convenções da Unicamp.