Mário Gatti organiza caminhada para prevenir obesidade infantil

30/09/2013

Autor: -

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti vai realizar a 1ª Caminhada de Prevenção à Obesidade Infantil, dentro das comemorações do Dia da Criança, junto com a 6ª Caminhada de Prevenção a Obesidade Mórbida organizada pelo Hospital de Clínicas da Unicamp. O evento será no domingo, 13 de outubro, e além de incentivar a atividade física, vai contar com aferição de pressão arterial; orientação nutricional; dosagem de glicose sanguínea; teste de acuidade visual e orientação odontológica.

Não é necessário fazer inscrição antecipadamente. Os pais podem levar os filhos para participar da caminhada a partir das 8h, com saída no portão 1 da Lagoa do Taquaral.

Prevenção

No dia 15 de junho deste ano, o Ambulatório de Especialidades do Mário Gatti realizou o Dia de Prevenção da Obesidade Infantil, que já é considerada uma epidemia em vários países. O objetivo foi alertar pais, adolescentes e crianças sobre os problemas causados pelo sobrepeso, além de orientar sobre alimentação saudável, exercícios e qualidade de vida.

Hoje, o Ambulatório de Especialidades atende uma média de 24 crianças e adolescentes obesos. São pacientes da rede básica de saúde que passam a ser acompanhados por uma equipe formada por cardiologista, endocrinologista e nutricionista.

Causas

De acordo com especialistas, a obesidade é provocada por vários fatores e envolvem questões biológicas, econômicas, sociais, políticas e culturais. Mas a principal causa costuma ser o desequilíbrio entre o consumo de alimentos e o gasto de calorias. A genética contribui com menos de 10% dos casos e outros fatores, como comportamento alimentar, sedentarismo e prática da atividade física possuem maior influência sobre o excesso de gordura corporal.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos últimos anos houve um aumento global do consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gordura, sal e açúcar, mas pobres em vitaminas, minerais e outros micronutrientes. Ao mesmo tempo, ocorreu uma queda na atividade física por causa do aumento de atividades laborais de natureza sedentária, mudança nos meios de transporte e aumento da urbanização.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 15% das crianças e 8% dos adolescentes estão obesos. Outro dado também preocupa: oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta. A projeção da OMS para 2015 é que cerca de 2,3 bilhões de adultos vão estar com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos.


Crédito: Divulgação / HMMG
Atendimento no Ambulatório de Especialidades

Volta ao índice de notícias