Saúde inaugura CAPS SUL nesta quarta (3)

03/10/2001

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas inauguram nesta quarta-feira, dia 3, às 14h, o Centro de Atenção Psicossocial "Antônio da Costa Santos (CAPS SUL), no Jardim Santa Odila.

O serviço é uma iniciativa que se propõe a instituir um novo modo de cuidar a saúde mental - que está inserido na proposta do Projeto Paidéia- Saúde da Família -, evitando a internação integral em hospitais psiquiátricos. O Cândido Ferreira trabalha em co-gestão com a Prefeitura de Campinas desde 1990. A partir de então, portas foram abertas, grades caíram, camisas-de-força e eletrochoques foram extintos.

Este novo CAPS atenderá toda a demanda de saúde mental da Região Sul da cidade, com 24 horas diárias de prestação de serviço. Isso permitirá atender pacientes que necessitem passar a noite em observação ou sob tratamento intensivo.

Além dos usuários encaminhados pela Rede Municipal de Saúde, o CAPS Sul também acompanhará o trabalho de quatro residências terapêuticas instaladas na região.

O novo serviço faz uma homenagem ao ex-prefeito Antônio da Costa Santos, assassinado no mês passado, que vinha sendo um grande parceiro na ampliação dos serviços de saúde mental da cidade.

Na inauguração oficial, nesta quarta-feira, terá a apresentação do Grupo Último Tipo. Na quinta-feira, dia 4, a partir das 14h, está programado a Tarde das Rodas, com poesia, dança, ciranda, música e artes plásticas. Às 19h haverá coquetel, com a apresentação do Grupo de Teatro SorriDante, formado por usuários e funcionários do Cândido Ferreira. O CAPS Sul fica na rua José Soriano de Sousa Filho, 595, no Jardim Santa Odila.