Vacinação na Região Sul encerra campanha contra raiva neste final de semana

05/10/2001

A Prefeitura de Campinas pretende vacinar 25 mil animais, entre cães e gatos, nos próximos dias 6 e 7 de outubro, na Região Sul da cidade. No sábado, 06, a vacinação será na Vila Ipê, Jardim Esmeraldina, Paranapanema, Orosimbo Maia, Santa Odila, São Vicente e Parque Figueira. No domingo, 07, os postos estarão instalados no Parque Itália, Vila Rica, Carvalho de Moura, São José e São Domingos.

Com a vacinação na Região Sul, a Secretaria Municipal de Saúde encerra sua campanha de vacinação anti-rábica. A Prefeitura tem como meta vacinar 96 mil animais do total da população de cães e gatos, estimada em 116 mil. O município recebeu 130 mil doses da vacina para a campanha. Em Campinas, o último caso de raiva em animais domésticos foi registrado em 1999. A vacinação em animais de grande porte é de responsabilidade do proprietário.

Epizootia - O município de Campinas enfrenta uma epizootia de raiva em herbívoros. Epizootia é a ocorrência de uma doença em muitos animais ao mesmo tempo e na mesma região. Os primeiros casos foram diagnosticados na área rural do Distrito de Joaquim Egídio, em 2000. Em 2001, começaram a ocorrer casos também na área rural de Sousas e, recentemente, na área rural do Taquaral, no bairro Carlos Gomes. E a tendência é que a doença se manifeste também nas regiões do 31 de Março e de Barão Geraldo.

Em 2000, a cidade confirmou 29 casos de raiva animal. Neste ano, até agosto, já foram confirmados 25, sendo a maioria deles em herbíveros (vacas, cavalos, ovelhas e porcos). Porém, de acordo com a Secretaria da Saúde, outros casos podem ter ocorrido sem que os serviços de saúde ou Secretaria da Agricultura tenham sido informados. Por isso, é importante que veterinários de clínicas particulares e cuidadores de animais comuniquem os setores competentes – Secretaria e Centros de Saúde e Escritório de Defesa Animal - sobre a ocorrência de morte de herbívoros por causa desconhecida.