Selo de Qualidade vai garantir alimentação saudável na cidade

09/10/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com a Ceasa, está implantando o programa Selo de Qualidade, que envolve estabelecimentos prestadores de serviços de alimentação. O programa contará com o apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campinas.

O objetivo principal da iniciativa é criar uma ferramenta que auxilie e oriente o consumidor acostumado a fazer suas refeições fora de casa. Por meio do Selo de Qualidade o cidadão terá como identificar os estabelecimentos que cumprem as normas de higiene na produção e comercialização de alimentos e que, sobretudo, se preocupam em oferecer alimentos seguros aos seus consumidores.

O selo terá validade limitada e será renovado após comprovação de que os serviços continuam dentro dos padrões de qualidade.

Os critérios da Vigilância Sanitária para qualificar os estabelecimentos com o Selo de Qualidade vão levar em conta a higiene pessoal e saúde do trabalhador, higiene ambiental, higiene dos alimentos adequação técnica em relação à preparação dos alimentos, além de outros itens.

O programa inclui, ainda, a distribuição, nos estabelecimentos, de um folheto de avaliação. Por meio desse documento, o consumidor poderá deixar sua opinião acerca da qualidade no atendimento, comida, limpeza e ambiente. A implantação do Selo vai contribuir para melhorar a qualidade de vida do cidadão e, também, para consolidar Campinas como referência na prestação de serviço voltados à alimentação.

Volta ao índice de notícias