Secretaria de Saúde vacinou 102.552 cães e gatos contra a raiva

09/10/2001

A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 102.552 cães e gatos contra a raiva durante a campanha de vacinação anti-rábica, realizada entre o primeiro final de semana de setembro e o primeiro final de semana de outubro. A expectativa era vacinar, pelo menos, 96 mil do total da população desses animais, estimada em 116 mil no município. Portanto, o resultado da campanha, foi considerado bom pela Secretaria.

Aqueles que perderam a chance de vacinar seus animais durante a campanha devem procurar o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para que a vacina seja aplicada. As doses são gratuitas. É muito importante que todos os cães e gatos do município estejam vacinados contra a doença, que tem sido notificada em Campinas em herbívoros - bois,cavalos, porcos e ovelhas - e morcegos. A vacinação em animais com finalidade comercial é de responsabilidade do proprietário.

25 casos - Campinas já tem, confirmados laboratorialmente, 25 casos de raiva este ano. No ano passado houve 29 confirmações. O número é considerado alto e a raiva tem se expandido por áreas novas da cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, a doença se torna mais preocupante à medida em que se aproxima da população humana, já que não tem cura e leva à morte. Em julho passado, uma moradora do Estado de São Paulo morreu em conseqüência da raiva. Antes disso, o último caso de raiva humana no Estado havia sido registrado em 1997.

Treinamento - Nesta quarta-feira (10), 60 profissionais da Secretaria de Saúde de Campinas participam de um treinamento sobre raiva. O evento é promovido pela DIR XII (Direção Regional de Saúde de Campinas) e pelo Instituo Pasteur e acontece no Hotel Nacional Inn, a partir das 8h. Em pauta estão os temas: Situação epidemiológica da raiva na região, Fluxo de trabalho e Atendimento anti-rábico em humanos. Também participam da capacitação profissionais dos municípios imediatamente vizinhos a Campinas.

Volta ao índice de notícias