Congresso aprova recursos para Saúde em Campinas

24/10/2001

O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira, dia 24, emendas que destinam recursos de R$ 4,5 milhões para a área de saúde de Campinas.

No total são R$ 2,5 milhões que serão destinados para a continuidade das obras do Hospital Geral Vila Aeroporto (Complexo Ouro Verde).

Outros R$ 500 mil irão para a reforma do Hospital Municipal Mário Gatti, visando a integração do Pronto Socorro Infantil e R$ 1,5 milhão vai para a modernização tecnológica do Hospital Municipal Mário Gatti.

A Secretaria pleiteia, ainda mais R$ 600 mil, referentes a emendas individuais dos deputados Hélio de Oliveira Santos (PDT), Salvador Zimbaldi (PSDB) e Luciano Zica (PT). Esses recursos serão destinados à construção de três Centros de Saúde do Programa Paidéia.

A emenda principal, encaminhada ao coordenador da Bancada Paulista do Estado de São Paulo, deputado Paulo Kobayashi, foi assinada por cinco deputados federais da região de Campinas: Luciano Zica (PT), Salvador Zimbaldi (PSDB), Hélio de Oliveira Santos (PDT), Bispo Wanderval (PL) e Newton Lima (PFL/Indaiatuba).

A emenda dos deputados federais, datada de 18 de outubro, justifica a inclusão dos itens no Orçamento Federal pela "necessidade visível que se apresenta na Região Metropolitana de Campinas, aonde a demanda média de atendimentos chega a aproximadamente 3 milhões de pessoas".

A emenda coloca, ainda. que a região constitui-se "num importante pólo de retaguarda para serviços de apoio, diagnóstico terapêutico e ambulatorial. Além disso, os hospitais funcionam como Hospital Geral, atendendo aproximadamente 65% das internações de acidentes por causas externas".