Começa no dia 5 a Campanha de Vacinação contra a Rubéola

26/10/2001

Tem início no próximo dia 5 de novembro, em Campinas, a Campanha Estadual de Vacinação contra a Rubéola para Mulheres - 2001. A campanha, em nível estadual, estende-se até dia 16 de novembro.

Em Campinas, a vacinação será estendida por mais cinco dias e também ocorrerá do dia 19 ao dia 23 de novembro. A vacina utilizada será a dupla viral, que combate, também, o sarampo, além da rubéola.

Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, o público alvo da campanha, em Campinas, chega a 130 mil mulheres. . Para que a estratégia tenha êxito, é necessário atingir 95% das mulheres na faixa etária alvo.

Para iniciar a campanha, a Secretaria de Estado da Saúde já enviou 103 mil doses.

A campanha será realizada em todo o Estado de São Paulo, com a vacinação das mulheres de 15 a 29 anos, de maneira indiscriminada, isto é, independentemente de já terem sido vacinadas anteriormente ou até mesmo contraído a doença. Gestantes devem tomar a vacina só após o nascimento do bebê.

As mulheres a serem vacinadas devem procurar o Centro de Saúde mais próximo. A Secretaria de Saúde vai montar postos volantes em locais ainda a serem divulgados pelo Serviço 156, Portal da Prefeitura e pela imprensa.

Apesar de a rubéola ser considerada uma das doenças agudas infecciosas mais benignas, o grande risco para a saúde pública está relacionado à infecção em gestantes, que pode causar a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC).

A infecção pelo vírus da rubéola, em gestantes, pode resultar em abortamento espontâneo, natimortos e malformação múltiplas.

Dentre as anomalias presentes na SRC, as mais comumente encontradas são a deficiência auditiva, malformação cardíaca, lesões oculares, alterações neurológicas e atraso do desenvolvimento neuropsicomotor.

A vacinação de pessoas já imunes (seja pela vacina ou pela doença) não acarreta nenhum problema.

Em 2000, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas registrou 68 casos de rubéola na cidade, sendo a maioria dos casos relacionada com a faixa de idade desta campanha.