Secretaria de Saúde lança manual para orientar procedimentos em locais que abrigam idosos

09/10/2002

Iniciativa é mais um passo da Prefeitura para ampliação das políticas que visam promover
a vida, educar, prevenir, diagnosticar precocemente e tratar de forma adequada os idosos

A Secretaria de Saúde de Campinas acaba de lançar o Manual de Orientações Técnicas para a Vigilância à Saúde em Instituições que Abrigam Idosos. O documento começou a ser distribuído em toda Rede Municipal de Saúde de Campinas nesta terça-feira, 8 de outubro. O objetivo é proteger a saúde dos idosos que vivem em instituições fechadas, sejam elas privadas, públicas ou filantrópicas.

O manual foi elaborado por um grupo técnico constituído por profissionais de enfermagem, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas e médicos da Secretaria de Saúde, com a colaboração dos técnicos das Vigilâncias à Saúde do município.

As orientações tiveram como base as leis e regulamentações brasileiras que determinam como deve ser a vigilância à saúde do cidadãos com 60 anos ou mais e que moram em instituições de qualquer natureza.

De acordo com Vicente Pizani Neto, coordenador da Vigilância Sanitária de Campinas, o documento padroniza as ações de inspeção em instituições específicas para este público, levando em conta as questões relativas à saúde, alimentação, higiene, repouso e lazer dos usuários.

"São normas que dizem respeito à convivência com o idoso e às intercorrências com a saúde, sejam elas de rotina ou emergenciais", informa o coordenador. Ele lembra que o manual, além de questões relacionadas à saúde do profissional que atua com idosos, traz também um roteiro para vistoria, avaliação e acompanhamento dos abrigos.