Saúde interdita abrigo de idosos no Jardim Capivari

15/10/2002

Cidadãos que moravam no local foram transferidos para
o Cândido Ferreira e para o Lar do Velhinhos

A Secretaria de Saúde de Campinas interditou, na última sexta-feira, 11 de outubro, o abrigo de idosos Recanto Morada Estrela D’Alva, localizado na avenida Ruy Rodrigues, 3.150, no Jardim Capivari, na Região Sudoeste da cidade. Os 16 cidadãos que moravam no asilo foram transferidos para o Serviço de Saúde Cândido Ferreira – 13 - e para o Lar dos Velhinhos - 3.

A operação, realizada em conjunto com o Ministério Público, ocorreu de forma tranqüila, sem resistência por parte dos responsáveis pela casa. Houve suporte do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e de policiais civis e militares.

A medida foi necessária porque o local funcionava em condições precárias, que ofereciam risco à saúde das pessoas. Entre as irregularidades, foi constatado que havia apenas 16 camas para acomodar os 18 internos do local. Verificou-se ainda que eles eram alimentados inadequadamente, tendo como dieta apenas arroz, feijão e polenta e que a geladeira permanecia vazia.

Pacientes recebiam medicação para pressão alta sem controle clínico adequados. Os remédios eram acondicionados de forma inadequada e ministrados da mesma maneira para todos os pacientes, no mesmo horário, sendo que as receitas indicavam horários diferenciados de posologia. A maioria dos pacientes faz uso de medicação controlada indicada para doenças crônicas e algumas graves.

A higiene era precária e não havia água quente. A casa ainda tinha apenas um banheiro para atender a todos os internos, independentemente do sexo. O local também não atendia às normas técnicas que determinam que este tipo de estabelecimento precisa garantir cuidados básicos de enfermagem, como registros dos pacientes e prontuários médicos. Os documentos com informações sobre os internos eram incompletos.

O asilo não possuía alvará de uso, nem regularização na Vigilância Sanitária Municipal. A entidade também não tinha responsável técnico, nem profissional de enfermagem em tempo integral.

Ainda há indícios de maus tratos, além de denúncias do Conselho Municipal do Idoso e de pessoas que moram vizinhas ao endereço.

Providências

A equipe do Programa Paidéia do Distrito de Saúde Sudoeste tomou conhecimento do Recanto Morada Estrela D’Alva em março deste ano, quando começou a receber os moradores da casa no Centro de Saúde Capivari. Posteriormente passou a visitar o local para oferecer acompanhamento clínico e orientações higiênico-sanitárias.

Em agosto, as equipes do Paidéia começaram a ouvir queixas de maus tratos no atendimento aos pacientes. As reclamações vinham de vizinhos, trabalhadores de saúde, de pessoas que eventualmente caminhavam nas imediações e do Conselho Municipal do Idoso.

Ao apurar as denúncias, as equipes constataram que quatro pessoas morreram no local em três meses. A causa das mortes sugere negligência por parte dos cuidadores.

A Secretaria de Saúde tem cadastradas, atualmente, 53 instituições que abrigam idosos. No total, 674 pessoas moram nestes locais. A maioria dos estabelecimentos é particular ou de finalidade filantrópica. Entende-se por asilo o estabelecimento que presta assistência social e de saúde a idosos, em regime de internato.

A médica Roberta Soares Nascimento, coordenadora da Visa Sudoeste, informa que o melhor local para os idosos estarem acomodados é o ambiente familiar. No entanto, segundo ela, muitas vezes, as famílias têm dificuldades de cuidar destas pessoas. Estas dificuldades podem ser superadas num esforço conjunto entre as equipes de saúde do Paidéia, organizações não governamentais, pastorais da saúde e as próprias famílias para buscar recursos para atender adequadamente estas pessoas.

“As equipes do Paidéia estão preparadas para ajudar as famílias que têm idosos com maior dependência. Elas podem orientar sobre como cuidar adequadamente destas pessoas de maneira que as famílias se sintam mais confortáveis para mantê-las em casa”, conclui Roberta.