Prefeitura prossegue com treinamento de profissionais para atuar na atenção às vítimas de violência sexual

16/10/2002

A Secretaria de Saúde de Campinas prossegue, nesta quinta-feira (3 de outubro), a partir das 8h, no Euro Suite Hotel, com o treinamento dos profissionais das áreas de saúde, educação e segurança que vão atuar na assistência às vítimas de violência sexual no município.

O treinamento é uma nova etapa da implantação do Projeto Iluminar – Cuidando das vítimas de violência sexual. Nesta fase serão treinadas para atuar no projeto as equipes de referência do Paidéia, profissionais de ONGs (Organização Não Governamental) que trabalham com mulheres, adolescentes e com as DST/HIV/AIDS (Doenças Sexualmente Transmissíveis), professores das escolas municipais responsáveis pelo projeto de orientação sexual e coordenadores da Guarda Municipal. O treinamento também ocorre em 24 e 31 de outubro, no mesmo horário e no mesmo local.

Ao todo, mais de 300 pessoas participarão deste treinamento que começou em 3 de outubro. Quando terminar esta capacitação, Campinas implanta definitivamente o fluxo para tratar a violência sexual e doméstica no município. O fluxo orienta todos os profissionais que passaram por treinamento – chamados pontos de luz – para acolher e cuidar da vítima da melhor maneira possível e encaminhá-la para a assistência médica, social e psicológica. O documento também indica a assistência específica para o homem e a mulher adultos e para a criança e o adolescente acometidos pela violência sexual.